LUIZ GONZAGA E A MAÇONARIA

Exu, Pernambuco, respira Luiz Gonzaga, criador dos ritmos ao som da sanfona, triangulo e zabumba. Na cidade onde nasceu o Rei do Baião, a chamada Cultura Gonzagueana está por todas as partes. São bustos, estátuas e no museu que leva seu nome. 

A Maçonaria é um exemplo da presença vivo da valorização da vida e obra do Rei do Baião. Loja Maçonica Irmão Luiz Gonaga, número 59 completa este ano 33 anos.

Luiz Gonzaga, o mestre da sanfona, Rei do Baião foi Maçom. A resposta é sim. Luiz Gonzaga também exerceu papel fundamental para o desbravamento da maçonaria no Brasil e especial no Sertão Nordestino. O Rei do Baião iniciou na Maçonaria em abril de 1971, na loja Paranapuan, no Rio de Janeiro. Utilizou a influência que tinha para liderar o grupo que fundaria a Loja Maçônica Força da Verdade, em 1988, a primeira do Exu, Pernambuco, sua terra natal. 

Iniciado na Maçonaria, quando ainda morava na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, Luiz Gonzaga começou a participar dos encontros ali mesmo, na loja Paranapuã, localizada próximo a sua residência. Trabalhou para conseguir telefone, escola, luz e estrada de asfalto para Miguel Pereira, onde possuía propriedade. 

Nos estudos maçom, chegou ao terceiro grau, dos 33 níveis. Ajudou muitos os mais necessitados, principalmente nas secas dos anos 80. 


A foto é de uma reunião realizada no município de Souza, Paraíba. “Todo canto que chegava e tivesse uma loja maçônica, ele fazia questão de se apresentar, visitar e ajudar. Nós visitamos diversas Lojas, em Fortaleza, Recife e João Pessoa, e todas foram testemunhas da presença de Luiz Gonzaga”, conta o maçom Almir Oliveira de Amorim, ex-funcionário do Banco do Estado de Pernambuco (Bandepe) no Exu.

A generosidade que marcou o artista também pode ser vista nas reuniões maçônicas. Amigo íntimo, Almir conheceu bem a personalidade do sanfoneiro. “Gonzaga era uma pessoa uniforme, uma sumidade em pessoa. Era equilibrado, otimista, incentivava os Maçons para trabalhar pela sociedade, pelo povo, pelos mais pobres, pelos idosos. Ele tinha essa visão social”, recorda o amigo de Luiz Gonzaga.

Após o falecimento de Luiz Gonzaga, 02 de agosto de 1989, a Loja Maçonica Força da Verdade passou a se chamar Loja Maçônica Luiz Gonzaga. Mais uma homenagem em Exu, Pernambuco, terra onde nasceu. 

Em vida, o sanfoneiro compôs a música Acácia Amarela, na parceria com Orlando de Silveira, também Maçom. A canção, segundo os maçons entrevistados, é toda escrita em códigos, só possível de ser decifrada por quem é maçônico.

Letra música Acácia Amarela:

Ela é tão linda é tão bela

Aquela acácia amarela

Que a minha casa tem

Aquela casa direita

Que é tão justa e perfeita

Onde eu me sinto tão bem

Sou um feliz operário

Onde aumento de salário

Não tem luta nem discórdia

Ali o mal é submerso

E o Grande Arquiteto do Universo

É harmonia, é concórdia

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ESPAÇO PLURAL REALIZARÁ AÇÃO COM PLANTIO DE MUDAS NA AGROFLORESTA

O Espaço Plural (EP) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi criado em 2011 e desde então abriga diversos projetos de extensão, desenvolvimento e pesquisa. Para enriquecer ainda mais esse ambiente, o Conselho Gestor do EP irá realizar um ato político pelo pertencimento a esse espaço. O ato irá acontecer no dia 3 de setembro, a partir das 8h, e irá contar com o plantio de mudas na Agrofloresta Francisco Roberto Caporal e café da manhã coletivo.

O evento irá possibilitar a toda a comunidade acadêmica contribuir com o Sistema Agroflorestal que está sendo implantado no local, ação desenvolvida pelo projeto de extensão “Agrofloresta do Espaço Plural – Francisco Roberto Caporal”. Para participar as pessoas interessadas devem fornecer e plantar uma muda frutífera certificada. Todos que desejarem contribuir com o plantio devem preencher o formulário on-line até 25 de agosto, informando o tipo de muda escolhida. Os participantes também deverão contribuir com um item para a realização do café da manhã no dia do ato.

O coordenador do projeto, Bruno Cezar Silva, explica que a iniciativa busca chamar a atenção da comunidade para o projeto da agrofloresta. 

“O ato tem finalidade política, pedagógica e ambiental, pois estamos ocupando o Espaço Plural. O ato também configura a segunda etapa da implantação do sistema agroflorestal, com o plantio de árvores frutíferas”, destaca Silva, que relembra que na primeira etapa foram plantadas mudas de árvores nativas da Caatinga, fornecidas pelo Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema), pelo Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas (Crad), ambos da Univasf, e pela empresa Agrovale.

A implantação do sistema agroflorestal foi iniciada em fevereiro deste ano com o intuito de tornar uma área do EP em um laboratório vivo para estudantes de pós-graduação e para as formações destinadas aos agricultores familiares, visando estimular a agricultura com baixa emissão de carbono e a recuperação de áreas degradadas.

Estão em atuação no Espaço Plural, órgão suplementar da Univasf que se localiza no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA), diversas ações e projetos, a exemplo do Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), Horta Orgânica Comunitária para mulheres do entorno, Sisteminha Integrado de Produção, Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento-Ruth de Souza (Neafrar) e Núcleo de Desenvolvimento Territorial (DEDET). Também funcionam no local os Programas de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) e em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) e cursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), entre outra ações. (Fonte: Ascom Univasf)

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OS MARES DO MUNDO ESTÃO SENDO PREENCHIDOS POR GRANDES ENCHENTES DE SERTÕES

Os mares do mundo estão sendo preenchidos por grandes enchentes de sertões. O movimento das placas tectônicas das redes sociais geram abalos sísmicos de magnitudes inimagináveis, inconcebíveis. Os algoritmos cibernéticos, dos quais sou crítico, pela falta de transparência como são concebidos, assumiram o controle... Mas não posso negar que os sertões do mundo ganharam sua carta de alforria, através deles, deixando capitais a ver navios, mostrando que elas são tão somente o ponto de convergência destes sertões. 

A roça impera, viaja horrores sem sair da roça... E tem seus condutores. Na música, em especial, a brasileira, o condutor desta viagem à terra prometida é o menino João Gomes, aqui de pertinho, de Serrita, no meu Pernambuco. 

Salve, João! 

Erra feio, quem o trata como fenômeno. João é um abalo sísmico, sem medida na escala richter. Parou Recife, com seu estrondo... E pararia qualquer grande centro do país.

Muita gente reclamou da ousadia de parar Recife, mas quantas vezes nossa amada capital já não foi parada, tristemente, pelas chuvas vindas de nuvens alimentadas por gestões fuleiras? E quantas vezes vários e vários artistas renomadamente grandes, não sonharam em parar Recife, a partir de seus shows e gravações neste mesmo marco zero? Mas quem parou, foi João. Simplesmente, João! E não parou por maldade, nem por querer, parou por que o sertão que carrega consigo ficou grande demais para a opulência majestosa de nossa "Veneza". Este mesmo sertão esquecido por muitos artistas que deixaram o sucesso lhes subir à cabeça, o egocentrismo lhes tornar párias. 

Não se abale com as críticas, João! Muitas delas, são por dor de cotovelo, ou por desconhecimento, ou por oportunismo sem reciprocidade, ou por maldade mesmo. Não se cobre por um cantar preciso e apurado, tendo sido você, puxado pelos braços da imediatez da Internet e trazido à velocidade da luz para abrilhantar com humanismo, humildade e empatia este mundo de medíocres! O mar virou sertão, acunhe, @joaogomescantor! (Texto-cantor compositor Flávio Leandro)

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CONCERTO PARA O GONZAGÃO SERÁ REALIZADO NO DIA 31 DE AGOSTO EM OURICURI, PERNAMBUCO

 

Concerto para o Gonzagão será realizado no próximo dia 31 de agosto, às 19hs, na Praça Frei Damião, em Ouricuri, Pernambuco. O evento contará com atrações Raul do Acordeon, Tacyo Carvalho e Ana Paula Nogueira.

O poeta e cantor Neudo Oliveira também consta na programação que terá apresentação do poeta Juarez Nunes.

O evento também abre espaço para feira de agroecologia e artesanatos.

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CEM ANOS DO RÁDIO NO BRASIL: AS TRANSFORMAÇÕES DO RADIOJORNALISMO

Notícias 24 horas pelo rádio. All news, talk news, news plus. Migração da AM para a FM. Da antena para a internet. Rádio on demand. Em novos formatos e plataformas. O radiojornalismo e, de forma ainda mais ampla, o jornalismo sonoro, passou por grandes transformações a partir dos anos 1980. E, de um meio de comunicação que já foi considerado moribundo, o rádio passou a abraçar o grande potencial para a produção jornalística que sempre esteve lá.

Foi no período de redemocratização do Brasil que se concretizou a próxima grande etapa de experiências bem-sucedidas no jornalismo de rádio: as emissoras dedicadas exclusivamente à notícia.

A novidade seguia a tendência de segmentação das rádios e corria atrás de um modelo de negócio que os Estados Unidos já tinham consolidado décadas antes. Era o chamado “all news” e suas variações – formato surgido em Tijuana, no México, e popularizado nos EUA ainda na década de 1960.

O modelo mexicano consistia em ciclos de notícias repetidas e atualizadas de tempos em tempos, partindo da premissa que o ouvinte ligaria na emissora, se informaria de forma satisfatória e seguiria para outra frequência de sua preferência, abraçando, assim, a ideia de que a audiência se renova periodicamente.

Nos Estados Unidos, outros modelos foram explorados com sucesso. All talk, que eram rádios conversadas e com participação intensa do ouvinte; talk news, a mistura das duas, com formatos que iam de noticiários a programas de entrevista e opinião; ou o news plus, que é a já conhecida fórmula brasileira música-esporte-notícia.

Em terras brasileiras, o projeto mais famoso e um dos pioneiros na área é o da Central Brasileira de Notícias (CBN), criado em 1991. Cabe destacar que, segundo um dos principais pesquisadores do rádio no Brasil, Luiz Artur Ferraretto, ela não foi a primeira emissora do tipo no país.

“No Brasil, a primeira emissora a se dizer all news, mas que de fato nunca fez jornalismo 24 horas, foi a rádio Jornal do Brasil, que tenta fazer isso de 1980 até 1986. (A rádio Jornal do Brasil) tem uma certa importância no Rio de Janeiro, mas enfrenta uma série de dificuldades. Quem vai conseguir fazer isso pela primeira vez com sustentabilidade é a Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, que já se assume como talk news ao longo dos anos 1980. Ela consegue consolidar o formato em 1986, mas começa a investir nisso em 1983”.

Ele afirma que encontrou evidências – inclusive de visitas de integrantes do Grupo Globo à Gaúcha na época que a CBN ainda era gestada. “Há reportagem na Revista Imprensa identificando isso. Os observadores queriam ver como o modelo era adotado na Rádio Gaúcha. E, como repórter da emissora na época, eu presenciei isso”.

A CBN, no entanto, permanece como a primeira experiência exitosa nacional no ramo. Hoje, a rádio do Grupo Globo está presente em 86 cidades brasileiras, com quatro emissoras próprias e 38 afiliadas.

O jornalista Heródoto Barbeiro, que participou da criação do projeto e atuou por muitos anos com um dos principais âncoras da emissora, conta que a delimitação do público-alvo e o entendimento que a audiência da rádio é rotativa foram fundamentais para determinar o formato e o conteúdo da emissora.

“Foi descoberto que o público-alvo era principalmente o cara que está no carro de manhã. Então é para ele que a gente vai falar. Ele é de que camada da população? Geralmente A e B. Quanto tempo ele ouve o rádio? Ele liga e desliga em vários momentos. Então a repetição (de notícias) é boa, não é um mal”, detalha.

Barbeiro lembra qual era o principal desafio do projeto: “A grande preocupação era se tinha notícia suficiente para ficar 24 horas no ar. Mas a gente viu não só que tinha, como a gente não conseguia dar tudo”. Para alimentar a fome incessante da programação por notícias, era preciso ter atualização constante de conteúdo; para isso, investir em profissionais entre âncoras, repórteres e produtores, era fundamental.

Da AM para a FM: A CBN foi, também, a emissora totalmente dedicada ao jornalismo operando na faixa de frequência modulada - a FM. Desde que começou a funcionar, a FM, com maior qualidade sonora, foi direcionada principalmente para a música. Por décadas, o jornalismo, quando existente, era tímido, limitado a horários específicos. Em 1996, a entrada da CBN para a FM mudou o jogo.

A novidade veio não sem alguma resistência empresarial, como lembra Heródoto Barbeiro: “Eu sugeri que a CBN fosse colocada em um canal que o Grupo Globo tinha na FM, 90,5. Mas na época era um desafio grande, porque se entendia que AM era a rádio falada e a FM era a rádio musical. Eu insistia, dizendo que fora do Brasil as rádios (de notícia) eram FM. Depois de algum tempo de insistência, a CBN foi para a FM. E se tornou um sucesso comercial e de público”.

Atualmente há outras emissoras que atuam no mesmo segmento e que estão presentes na FM, como a BandNews, criada em 2005 e que também está presente nacionalmente. Uma de suas principais vozes era o jornalista Ricardo Boechat, morto precocemente em um acidente em fevereiro de 2019.

O RÁDIO EXTRAPOLA A ANTENA: Como foi com a televisão, a internet e o celular também transformariam o modo como consumimos informação, como vivemos e nos reunimos – o que levou o rádio, novamente, a expandir seus horizontes e pensar modelos atualizados de sobrevivência. As novas tecnologias permitiram ao jornalismo sonoro extrapolar a antena, como diz a coordenadora da Rede de Pesquisa em Radiojornalismo e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Valci Zuculoto:

“É um meio que evidencia cada vez mais sentido de permanência, que tem adaptação resiliente e transborda para além da antena. Na antena temos o rádio AM, o constituidor da nossa radiofonia, migrando para o FM, e continua em reconstrução seus modelos comerciais, estatais e públicos. E principalmente se reinventa na web, com emissoras transmitindo sua programação pela internet ou com as rádios web exclusivas”.

Os custos de apuração e transmissão da notícia também diminuíram, como destaca Heródoto Barbeiro. “Fui muitas vezes fazer reportagem na rua, e você tinha que pedir uma linha telefônica e ir lá para o aparelho. Hoje você pode fazer do seu celular, do seu laptop. O custo técnico de emissão de som caiu vertiginosamente”.

Além da agilidade de cobertura conquistada pelo jornalismo em geral, a presença do rádio no meio virtual criou novas interações com o conteúdo. Jornais de emissoras de rádio passaram a ser exibidos no YouTube. Os programas das emissoras foram disponibilizados on demand, para que o público pudesse ouvir o programa quisesse e quando desejasse.

“Estou escrevendo um livro sobre os 150 anos do rádio, que vou lançar agora, e o primeiro capítulo fala do metaverso, que é a tecnologia mais avançada na internet. O rádio já está lá”, defende Barbeiro.

Recentemente, o rádio ganhou um “irmão”: é o podcast, um formato popular e que já tem no jornalismo um dos segmentos com mais potencial e criatividade. Grandes reportagens, com riqueza de narrativas e até mesmo áudio dramatização, são sucesso de público. (Fonte: Agencia Brasil)

Ferraretto afirma que, infelizmente, as rádios vêm deixando passar a oportunidade usar o podcast ao seu favor. “O podcast se constituiu à parte do rádio, que não soube usar o podcast. O radiojornalismo deveria ser o breaking news, a notícia na hora em que ela acontece, e o podcast pode ser uma ferramenta de aprofundamento da notícia”, analisa.

Se o rádio conseguiu expandir limites físicos e de plataforma para ganhar contornos globais, ele ainda assim não perdeu uma de suas principais características: a de ser o meio mais próximo do cidadão.

De acordo com o Atlas da Notícia, pesquisa que mapeia desertos de notícias (como são chamados municípios em que não há nenhum meio de comunicação com produção jornalística) e o jornalismo local no país, o rádio figurou como o meio de comunicação mais numeroso nos municípios brasileiros até a última edição, quando ele foi ultrapassado – por menos de 1% – pelo online.

Em 2021, eram quase cinco mil emissoras, o que corresponde a 33,5% do total de veículos com produção jornalística local. O rádio ainda está em primeiro no Centro-Oeste, no Sudeste e no Sul do país.

O coordenador do projeto, Sérgio Ludtke, afirma que esse número pode ser ainda maior. “Ainda estamos desbravando os municípios. E se a gente pudesse contabilizar rádios comunitárias que produzem jornalismo, provavelmente o rádio ainda seria o principal meio de comunicação que atende as audiências locais no país”.

Mesmo com tanta capilaridade do rádio e da expansão de meios online, o país está longe de se livrar dos desertos de notícia: 14% da população brasileira ainda vive sem acesso à produção local de informações, o que corresponde a 29 milhões de pessoas. Elas vivem em mais da metade dos municípios do país – mais precisamente 53%.

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FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA 100 EDIÇÕES MOVIMENTA A CIDADE DE USAUÁ-BAHIA

A cidade de Uauá, conhecida como a Capital do Bode receberá nos dias 26 e 27 de agosto, a Feira de Economia Solidária, que acontecerá no Parque de Exposições de Uauá. O evento será realizado dentro da programação da 42ª Expo Uauá, exposição de caprinos e ovinos que acontecerá dos dias 24 a 28 de agosto.

Quem passar pelo local vai conhecer a diversidade da produção da Economia Solidária de Uauá, presentes nos doces e licores com sabores da caatinga, mel, cosméticos, artesanatos e confecções, além de atrações musicais e culturais da cidade.

A feira contará com a presença de empreendimentos atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF), que realiza assistência técnica para 128 empreendimentos distribuídos em dez cidades do território Sertão do São Francisco.

De acordo com a coordenadora do projeto Cesol-SSF, Aline Craveiro, "As Feiras de Economia Solidária tem ajudado a fortalecer os empreendimentos solidários da região, prejudicados com a pandemia do novo Coronavírus. São espaços que oportunizam a apresentação de produtos preparados para a comercialização, com embalagens e rótulos contendo todas as informações necessárias para serem comercializadas nesses espaços, e que muitas vezes, são desconhecidos pelos próprios moradores da cidade", destacou.

As feiras de Economia Solidária integram o edital 009/2019 do Governo do Estado da Bahia, através do termo de colaboração com o Instituto de Integração e Formação Casa da Cidadania, com o CESOL-SSF, onde estão previstas a realização de 100 feiras em todo o estado até o final de 2022, com o propósito de fomentar a comercialização de pequenos empreendimentos locais atendidos pelo Centro Público. (Fonte: Cesol-Sertão do São Francisco)

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II CICLO DE ESTUDOS SELVAGEM – MULHERES, PLANTAS E CURA ACONTECE NA SERRA DOS PAUS DÓIAS, EM EXU PERNAMBUCO

Será realizado em Exu Pernambuco, o II CICLO DE ESTUDOS SELVAGEM – MULHERES, PLANTAS E CURA. O evento vai acontecer entre os dias 07 de setembro a 14. O ciclo é uma Vivência Presencial na Serra dos Paus Dóias, Exu, Chapada do Araripe/Pernambuco.

A programação consta de Oficina de Óleos Essenciais e Conhecimentos Ancestrais, Oficina de Agrofloresta com inscrição com número limitados e mediação da agricultora Maria Silvanete Lermen e o pedagogo Vilmar Lermen. As inscrições podem ser feitas pelo contato  http://selvagemciclo.com.br/ 

A imersão presencial do II Ciclo Mulheres, Plantas e Cura propõe uma vivência coletiva junto à Maria Silvanete Lermen, no sítio onde vive com sua família, no alto da Chapada do Araripe, Serra dos Paus Dóias (Exu-PE) – território ancestral que abriga mais de cento e oitenta e seis sítios arqueológicos, terra onde também nasceu Luiz Gonzaga, paisagem de história e encantamento. 

Ao longo de seis dias, as pessoas participantes são convidadas a um mergulho profundo em dinâmicas de educação popular e autoconhecimento.

Território de restauração e regeneração, referência de prática agroflorestal no país, a agrofloresta criada e manejada por Maria Silvanete, seu companheiro Vilmar Lermen e suas filhas e filhos se apresenta como um manto verde germinado na paisagem do semi-árido pernambucano, onde abundam centenas de cultivares, plantas medicinais, árvores, abelhas e outros seres que ali habitam, convivem e transformam o ambiente em busca de um bem-viver.

A VIVÊNCIA será dividida em duas ações principais, coordenadas por Maria Silvanete Lermen e Vilmar Lermen: 

1. OFICINA DE AGROFLORESTA, onde as participantes serão convidadas a imergir no pensamento, desenho e implantação de sistemas agroflorestais biodiversos sucessionais na prática, além de estudos e reflexões teóricas sobre os conceitos voltados para a Convivência com o Semiárido no bioma da Caatinga e do Cerrado. 

2. OFICINA DE ÓLEOS ESSENCIAIS E CONHECIMENTOS ANCESTRAIS, onde as participantes são convidadas a reavivar na memória os saberes e práticas dos cientistas populares, e extrair óleos essenciais de plantas nativas na Caatinga a partir de saberes ancestrais.

  A vivência apresenta-se como uma oportunidade rara de descobertas, imersões e (re)acordamentos em dimensões diversas – desde a vida prática no manejo de plantas e ervas medicinais, às dimensões subjetivas de (re)acordamentos pessoais e coletivos. 

As oficinas acontecem na Casa de Vivência Maiêutica – Casa de Cuidado e Cura – @espacodevivencia: https://www.instagram.com/espacodevivencia/ e na Agrofloresta da Agrodóia - @agrodoia.exu: https://www.instagram.com/agrodoia.exu/ no sítio da família Lermen, de 7h às 17h.


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