Petrolina tem madrugada chuvosa nesta segunda-feira 18

Os moradores de Petrolina tiveram uma madrugada chuvosa, nesta segunda-feira (18). De acordo com dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), em alguns pontos do município chegou a chover 26 milímetros.

A chuva veio acompanhada de relâmpagos e trovoadas. Segundo A APAC, o local onde mais choveu foi o bairro Gercino Coelho, seguido dos bairros José e Maria e Jardim São Paulo.
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Onibus clandestino que levava passageiros é apreendido em operação em Juazeiro

Três ônibus clandestinos foram apreendidos neste sábado (16) na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia. Um deles transportava 46 passageiros, entre eles idosos e crianças em um veículo com pneus carecas e excesso de bagagens. As informações são da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que participou da ação.

De acordo com a agência, as apreensões fizeram parte da Operação Carranca, de combate ao transporte clandestino e que contou com diversas autoridades federais entre elas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o exército.

A ANTT informou que a operação foi iniciada na quinta-feira (14), na região das cidades de Juazeiro, na Bahia e a vizinha, Petrolina, em Pernambuco. Desde o início da operação até este sábado, 25 veículos clandestinos foram apreendidos.

Na ação deste sábado, a agência informou que o ônibus que seguia com os 46 passageiros saiu de Brasília com destino a Picos, no Piauí. Além dos pneus carecas, os agentes flagraram, dentro do ônibus, cerca de 40 baterias usadas em veículos e bagagens em excesso que eram levadas em meio aos passageiros.

O veículo foi recolhido até um depósito e o responsável pela viagem terá que providenciar passagens em transporte regular para todos os passageiros. Além disso, ele está sujeito à uma multa a de R$7.500. A liberação do veículo está condicionada ao pagamento da despesa referente à pátio, guincho e alimentação e hospedagem dos passageiros.

Sobre os outros dois ônibus apreendidos neste sábado, a ANTT não detalhou as condições dos veículos e de onde partiram. Contaram apenas que os transportes levavam trabalhadores rurais.

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Mestre Jaime se prepara para mais um desfile da bicharada, em Salgueiro, Pernambuco

Cerca de cem bonecos gigantes deverão desfilar no tradicional bloco da Bicharada do Mestre Jaime, durante a programação do carnaval 2019 de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. A festa terá início no dia 1º de março e segue até o dia 05. O quase centenário Jaime Alves Concerva, ou Mestre Jaime, como é popularmente conhecido, é o criador do bloco.

Tudo começou ainda em 1946. No início, Mestre Jaime produzia os bonecos à mão e com materiais simples, como papelão, barbante, jornal, goma e tinta. O talento para o trabalho manual se revelava também na costura, através dos cerca de 35 paletós que já confeccionou para uso próprio. “Comecei em 1946. Servi o exército até 1942, aí vim para cá, e daí em diante comecei a botar o bloco na rua. Quando era à tardinha, as famílias botavam as cadeiras na sombra para ver os blocos passarem, porque eram muitos", lembrou.

 nome “bicharada” faz alusão às máscaras de bicho produzidas por Mestre Jaime, para o bloco, que hoje também conta com bonecos em forma de pessoas. No entanto, mais de 60 anos depois do primeiro desfile, o bonequeiro, hoje com 96 anos, não produz mais, devido à idade. O trabalho fica nas mãos de familiares. Um deles é o filho, Jaime Concerva. O professor é um dos responsáveis por manter viva a tradição da bicharada.

“Eu, na verdade, nasci três anos após a fundação do bloco, e aí já fui crescendo no ateliê, mexendo em barro, gomas, grudes. E essa atividade durante todo esse período faz com que você goste da coisa e não saiba nem sair mais. Eu profissionalmente não dependo disso, mas como diversão e emoção, e como prazer pessoal, eu adoro estar mexendo nesses bichos do mestre”, enfatizou.

A idade também impede o Mestre Jaime de desfilar a pé pelas ruas de Salgueiro, junto com a bicharada, como antes. Assim como 2018, este ano o bonequeiro irá desfilar em um carro alegórico especial e adaptado, para aproveitar a festa que mais gosta..

“No ano passado, ele já não tinha essa estrutura para sair a pé. Então, a gente teve a ideia de fazer um micro carro alegórico tipo carrinho de supermercado, pequeno, e a gente fez a forma de um Calhambeque 29. Esse ano, a gente quer voltar às origens, trazer um animal da fundação do bloco, um animal que tenha a cara dele. Esse ano ele vai sair num carro alegórico conduzido pelo povo, e tendo a sensação que ele está sobre um pavão”, explicou.

Mesmo no auge dos seus 96 anos, recém-completados, a vontade de viver a magia do carnaval fala mais alto para o eterno carnavalesco Mestre Jaime. "Sempre gostei, e agora eu tenho poucos anos pra viver, e continuo gostando", afirmou.

A Bicharada do Mestre Jaime sairá pelas ruas de Salgueiro no dia 03 de março (domingo) e também na terça-feira de Carnaval, dia 05.
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Xilogravura: Mestre Dila ganha memorial em Caruaru, Pernambuco

Caruaru, Pernambuco, vai ganhar um novo espaço cultural neste sábado (16), com a inauguração do Memorial Mestre Dila, na Rua Antônio Satu, nº 36, por trás do Parque de Eventos Luiz ‘Lua' Gonzaga, sob a curadoria de Valdez Soares, filho do artista. A programação contará com apresentação de trios de forró pé-de-serra.

O cordelista e xilogravurista, José Soares da Silva, o Mestre Dila, ganha a homenagem prestes a completar 82 anos. Ele, que reside em Caruaru desde 1952, é Patrimônio Cultural de Pernambuco, título reconhecido pela Secretaria Estadual de Cultura - Fundarpe. 

Dila foi o pioneiro a fazer as permutas entre clichês por cordéis com os próprios poetas andarilhos cordelistas e é considerado um dos artistas mais completos de todos os tempos da cultura popular brasileira.

Mestre Dila ganhou o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2002. O filho dele, Valdez Soares, conta que o pai não gosta muito do título, nem de ser chamado de "mestre".

"Ele sempre diz: 'Mestre, só Deus, meu filho'. Meu pai é um homem muito religioso", revela. A Lei de Patrimônio Vivo reconhece o trabalho dos mestres, mestras e grupos do estado. A Lei prevê a concessão de bolsas vitalícias como incentivo pela realização e perpetuação das atividades artísticas.

Foto: Ricardo Moura



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Bolsonaro, a imprensa e as políticas públicas de comunicação

Com o fim de seu primeiro mês algumas observações iniciais já podem ser feitas sobre o que esperar das políticas públicas de comunicação do governo Bolsonaro e de seu relacionamento com a imprensa.

Uma pista relevante para essa avaliação está no documento divulgado recentemente pelo ministério da Casa Civil sobre as 35 prioridades para os 100 primeiros dias de governo. Entre essas prioridades do governo federal há uma completa ausência de políticas públicas para o setor.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicação, responsável por essa agenda, apresentou nesse documento duas prioridades que não possuem relação com o tema da comunicação: um projeto sobre ciência nas escolas e outro sobre a dessalinização da água no Nordeste. De certo modo, era de se esperar essa invisibilidade já que o ministro Marcos Pontes não é exatamente alguém próximo dessa área.

Há nesse documento da Casa Civil apenas uma meta dentre as 35 que aborda a comunicação social como política pública. Segundo consta ali, a prioridade da Secretaria de Governo da Presidência da República será a reestruturação da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Leia-se: a prioridade do governo será a redução do tamanho da EBC e sua consequente desestruturação.

Programas como a universalização da internet de banda larga via Telebrás, a ampliação da TV Digital e do Canal da Cidadania e a estruturação de rádios comunitárias passam em branco, por enquanto, na agenda de Bolsonaro. O que se vê são comentários dispersos de deputados apoiadores do governo, como Kim Kataguiri, que apresentou projeto de lei na Câmara dos Deputados para extinguir o programa Voz do Brasil.

Apesar dessa ausência de temas sensíveis das políticas públicas de comunicação, há uma certa agenda que parece avançar subterraneamente no governo, qual seja, a do financiamento público dos grandes meios de comunicação. Bolsonaro parece ter optado por uma aliança com empresas de televisão como a Record de Edir Macedo e o SBT de Silvio Santos em detrimento da Rede Globo da família Marinho.

Através da Secretaria de Comunicação Social, a SECOM, o governo federal prometeu investir em publicidade nessas empresas e desconcentrar os recursos que antes eram direcionados para a Rede Globo. Esse é o pano de fundo dos conflitos entre a empresa dos Marinho e Bolsonaro. Enquanto SBT e Record passaram a atuar como porta vozes do Planalto, a Rede Globo, com apoio do jornal Folha de S.Paulo, assumiu o papel de liderança da oposição ao governo.

Nesse contexto, merece destaque a recém-chegada da CNN ao Brasil, sob as mãos de um ex-diretor da Record, Douglas Tavolaro. Com previsão de entrar no ar em dezembro, a CNN Brasil será a grande concorrente da GloboNews no país. Uma avaliação geral feita nos bastidores do jornalismo é a de que essa nova empresa será muito próxima do governo Bolsonaro e que cumprirá no Brasil o mesmo papel de divulgação do ideário conservador desenvolvido pela Fox News nos Estados Unidos.

Em geral, políticas públicas são desenvolvidas após amplos debates na sociedade civil e na esfera pública. Após esses debates, as políticas são planejadas com etapas para o curto, o médio e o longo prazo, executadas e avaliadas. Infelizmente, nada disso parece ocorrer no atual governo Bolsonaro. O que se vê é apenas uma grosseira instrumentalização dos recursos da comunicação social para a disputa política cotidiana. Uma pena.

*Fonte: Theófilo Rodrigues é cientista político.
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Coletivo de mulheres de combate ao assédio prevê distribuição de 30 mil tatuagens no carnaval: 'Não é não'

"Não é não". A frase parece óbvia, mas as mulheres ainda precisam repeti-la constantemente para os homens que insistem no assédio, principalmente durante festas onde há grande aglomeração de pessoas, como é o caso do carnaval.

Foi pensando em fortalecer essa rede de mulheres que exigem respeito aos seus corpos que surgiu, em 2017, um coletivo que promove a produção e distribuição de tatuagens com a frase: "Não é Não". As tatuagens, que não podem ser vendidas, são tipo adesivos e coladas ao corpo. Com o tempo elas saem da pele.

Para a produção das tatuagens é feita uma campanha de financiamento onde as pessoas podem colaborar com dinheiro. A campanha estreia na Bahia em 2019, mas no ano passado o estado recebeu as tatuagens para serem distribuídas no carnaval de Salvador, conforme conta a embaixadora do grupo na Bahia, a produtora cultural Gabriela Guimarães.

"No ano passado não tinha a campanha aqui, recebemos adesivos do Rio de Janeiro. Este ano é diferente. Foi feita arrecadação e superamos a nossa meta. Reafirmamos nosso direito de dizer não com financiamento coletivo e o projeto cresceu", contou Gabriela.

De acordo com ela, a campanha, que começou no dia 4 de janeiro, tinha como meta juntar R$ 5 mil para a produção de três mil tatuagens. Entretanto, antes mesmo do encerramento da campanha, previsto para sexta-feira (15), elas já tinham conseguido arrecadar mais de R$ 6.900.

"Vamos conseguir fazer 15 mil tatuagens. Também recebemos ajuda do fornecedor das tatuagens e devemos produzir mais. Prevemos a distribuição de 30 mil tatuagens aqui na Bahia", disse. Além da capital baiana, Gabriela disse que haverá distribuição de tatuagens nas cidades baianas de Ilhéus e Vitória da Conquista.

"A gente precisa de polinizadoras, pessoas que queiram ajudar a distribuir durante o carnaval em outras cidades. A gente preza de que seja de mulher para mulher. A gente quer fortalecer a rede das mulheres", explicou.

Durante a campanha as pessoas podiam fazer doações a partir de R$ 10 até R$ 380. As pessoas que colaboraram com valores a cima de R$ 15 ainda receberam recompensas como fitinhas, pulseiras, brincos e até mesmo objetos de lojas parceiras. Após a colaboração, a pessoa recebe um e-mail com informações sobre a coleta das tatuagens.

Há também o ingresso benfeitor da festa Baile Arapuca, que ocorre no dia 23 de fevereiro, em Salvador. Na compra da entrada da festa mais R$ 5, a pessoa ajuda na campanha do coletivo.

"Para cada tatuagem que vai ao colaborador, uma segue para ser distribuída na rua", explica a produtora cultural. Gabriela enfatizou que a ideia da distribuição das tatuagens no carnaval é que as mulheres possam se identificar através da frase no corpo, fazendo com que se ajudem e se protejam contra o assédio.

"As meninas falam para gente que é muito bom escrever isso [Não é Não] na pele, é a estima da mulher valorizada, ela está falando aquilo no corpo dela", disse.
A produtora cultural destacou a importância da campanha que é também um ato de conscientização e educação, mas revelou esperar que ela seja temporária.

"O intuito é que essa campanha pare de existir, que a gente não precise escrever nos nossos corpos que a gente precisa ser respeitada", disse. (Fonte: Coletivo de Mulheres)
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Comerciantes de Juazeiro e Petrolina dizem que botijão de gás mais caro afeta bolso no início de 2019

A Petrobras anunciou que elevou os preços do gás liquefeito de petróleo (GLP) envasado em botijões de até 13 kg, o chamado gás de cozinha, em 1,04% desde o início desse mês (fevereiro).

O casal Adimilson Freire e dona Judite trabalha há 15 anos no comércio de vendas de alimentos. Eles lamentam o valor do botijão de gás. o valor cobrado é entre R$60 a R$66.

 "A situação está ficando insustentável. Quando o preço sobe temos que colocar o preço na prestação de serviço e aumentar os valores das refeições", diz Adimilson. O produto tem reajustes trimestrais.


O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) informou, em nota, que o reajuste variou entre 0,5% e 1,4%, de acordo com o polo de suprimento.
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