AGÊNCIAS BANCÁRIAS DE TODO O BRASIL VÃO FUNCIONAR EM HORÁRIO ESPECIAL NO DIA 24 DE DEZEMBRO

 As agências bancárias de todo o país funcionarão em horário especial no dia 24 de dezembro e ficarão abertas apenas por duas horas na parte da manhã. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a abertura das agências das unidades da Federação que funcionam no mesmo horário de Brasília será das 9h às 11h. Nos demais estados, das 8h às 10h (horário local).

Nos dias 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro, as agências bancárias permanecerão fechadas para atendimento. Apenas os caixas eletrônicos continuarão funcionando nesses dias.

De acordo com a Febraban, hoje (23) e nos dias 28, 29 e 30 de dezembro, a abertura dos bancos ocorrerá no horário normal (que vem sendo seguido durante a pandemia de covid-19). A partir de 4 de janeiro, o atendimento será retomado normalmente.

Carnês e contas de consumo (como água, energia e telefone) vencidos nos feriados poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. De acordo com a Febraban, normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Nenhum comentário

PETROLINA E JUAZEIRO BATEM RECORDE EM CASOS DE COVID-19, REVELA PESQUISA DA FACAPE

O colegiado de Economia da Facape divulgou um boletim detalhado sobre a atual situação das cidades de Juazeiro e Petrolina nesta segunda-feira (21). Segundo dados da pesquisa, Petrolina e Juazeiro enfrentam um aumento recorde no número de casos de covid-19, e a redução de leitos emergenciais pode agravar ainda mais a situação da população das duas cidades.

O número total de casos de infecção por covid-19 nas duas cidades, segundo última pesquisa realizada no dia 18 de dezembro é de 18.335, sendo 11.208 casos na cidade de Petrolina, em Pernambuco, e 7.127 casos em Juazeiro, na Bahia.

Os óbitos totalizam 272, com 140 mortes em Petrolina-Pe e 132 mortes em Juazeiro-Ba. Ainda segundo a pesquisa, nas últimas 5 semanas, a média de casos semanais supera os 550 e 210 em Petrolina-Pe e Juazeiro-Ba, respectivamente.

A pesquisa também destaca o preocupante número de leitos disponíveis nas duas cidades onde, em Petrolina, o Governo do Estado fechou o hospital de Campanha alegando baixa taxa de ocupação, o que causou uma redução de 20 leitos de UTI. Além disso, a policlínica do Hospital Universitário/Univasf desativou, no dia 05 de novembro, 10 unidades por falta de pacientes. Contudo, foram contratados mais dois leitos no Neurocárdio no dia 27 de novembro e no dia 14 de dezembro mais 10 leitos entraram em funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento do Estado (UPAE).

Assim, o total de leitos atualmente disponíveis é de 43. Dos leitos públicos disponíveis, 28 estavam em uso (65,12% de ocupação) no dia 18 de dezembro. Em Juazeiro, mais dez leitos de UTI foram reabertos, totalizando agora 38 leitos de UTI públicos existentes dentro da cidade. Destes leitos, 13 estavam ocupados (taxa de ocupação de 34,21%) em 18 de dezembro. A linha da média móvel também aumentou na cidade de Juazeiro. A última média móvel, divulgada no dia 18 de dezembro, foi de 0,71 novos óbitos, enquanto 7 dias atrás foi 0,29. Em Petrolina, a média móvel reduziu. O último dado indica 0,43 novos óbitos, enquanto 7 dias atrás era 0,71.

Para o pesquisador e professor da Facape, João Ricardo, o momento é de preocupação e cuidado, "A situação atual da pandemia no Vale do São Francisco gera grandes preocupações pois a quantidade de novos casos cresceu bastante, a quantidade de casos ativos também aumentou e se tem um processo de redução de leitos de UTI públicos disponíveis para a população. Assim, os cuidados precisam ser redobrados e todas as medidas de prevenção devem ser seguidas, como o uso de máscara, álcool gel e distanciamento", concluiu. (FONTE: Ascom Facape)

Nenhum comentário

PREMIO DA MEGA DA VIRADA DEVE CHEGAR A R$ 300 MILHÕES

Já começaram as apostas para a Mega da Virada que, segundo estimativas da Caixa, deve ter uma premiação de R$ 300 milhões este ano. As apostas poderão ser feitas até as 17h (horário de Brasília) do dia 31 de dezembro nas lotéricas de todo do país;,pelo portal Loterias Caixa ou pelo app Loterias CAIXA, disponível para usuários das plataformas Android e iOS; e pelo internet banking da Caixa.

O valor de uma aposta simples da Mega, com seis números, é de R$ 4,50. No caso do Bolão Caixa, o preço mínimo de apostas é de R$ 10. Com isso, o valor mínimo da cota é de R$ 5. De acordo com a Caixa, é possível que seja cobrada, a critério da lotérica, uma tarifa de serviço adicional de até 35% do valor da cota, para o bolão.

As apostas pela internet só podem ser feitas por pessoas maiores de 18 anos, após o preenchimento de um pequeno cadastro. Nesse caso, o pagamento deve ser feito por cartão de crédito, e o valor mínimo do conjunto de apostas é de R$ 30, podendo chegar a R$ 945 por dia.

Como a Mega da Virada não acumula, caso ninguém acerte as seis dezenas, o prêmio será rateado entre os acertadores de cinco números, e assim sucessivamente conforme as faixas de premiação.

De acordo com o banco, “se apenas um ganhador acertar as seis dezenas da Mega da Virada e aplicar o prêmio estimado na poupança, terá uma renda mensal de R$ 347,7 mil”.

Nenhum comentário

VERÃO COMEÇA HOJE E EXPECTATIVA DE CALOR EM JUAZEIRO E PETROLINA É DE 40 GRAUS

Nesta segunda-feira (21),às 07:02 foi iniciado oficialmente o Solstício de Verão do hemisfério sul. Os solstícios, assim como os equinócios, representam as mudanças na declinação solar (posição aparente do sol). Durante os equinócios os raios solares incidem perpendicularmente sobre a região equatorial do planeta Terra, enquanto nos solstícios a incidência é perpendicular sobre os trópicos de Câncer [hemisfério norte] e Capricórnio [hemisfério sul].

No site do Laboratório de Meteorologia da Univasf conta que a expectativa é que durante o verão de 2020-2021 o fenômeno La Ninã seja moderado, ou seja, que esteja próximo da neutralidade. Deste modo, a atual configuração de La Niña somada ao posicionamento mais ao norte da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vem a desfavorecer a formação de nuvens convectivas sobre o semiárido nordestino.

"Portanto, espera-se que as chuvas de verão do semiárido nordestino sejam de menor intensidade, com uma probabilidade de 40% de ocorrência de baixa pluviosidade entre os meses de Janeiro e Abril". Segundo a meteorologia esta é a estação mais chuvosa no Brasil, mas em 2021 a climatologia indica que as chuvas podem ficar em nível normal ou ligeiramente abaixo da média, o que aumenta o calor ainda mais.  

O meteorologista Giuliano Carlos do Nascimento explica que, este ano, deve fazer mais calor do que nos anos anteriores. Na capital baiana, Salvador a sensação de calor pode chegar a 37ºC. Já no interior do estado, o calor fica ainda maior, com temperaturas alcançando 40ºC.

"Tem uma tendência que essas temperaturas sejam elevadas por conta do La Niña, que é um aquecimento da água do pacífico. Isso faz com que as temperaturas fiquem bem elevadas, principalmente aqui no nordeste", disse Giuliano.

Nenhum comentário

A INFLUENCIA DA TECNOLOGIA NA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA

Em constante transformação, a indústria fonográfica tem no avanço tecnológico um de seus principais pilares para a popularização de artistas e ampliação de fontes de receita, investindo em novos formatos de plataformas de distribuição. Neste contexto, o smartphone e as redes sociais atuam como peças-chave na propagação de novas músicas e projetos. E, cada vez mais, o smartphone e as redes sociais não só influenciam a maneira como as pessoas consomem música, mas também no modo que os singles são produzidos.

Para analisarmos o momento atual, é necessário relembrar algumas etapas que ocorreram nos últimos 15 anos. Após o surgimento e consolidação do YouTube, a indústria fonográfica deixou de idealizar os clipes musicais para canais televisivos e passou a projetar as obras audiovisuais de acordo com o público e linguagem da plataforma online de vídeos. Depois, presenciamos a massificação do uso do Facebook e, posteriormente, do Instagram, redes sociais que possibilitaram maior aproximação dos artistas com os fãs e auxiliaram na divulgação de músicas e agenda de shows.

Recentemente, a conexão entre a indústria fonográfica e as redes sociais ganhou um novo capítulo, com o TikTok alcançando crescimento exponencial no Brasil. Com formato dinâmico, com vídeos que variam entre 15 e 60 segundos, a plataforma segue a premissa de impactar um usuário individualmente, e que, a partir deste ponto, este usuário impacte sua rede de seguidores, criando um fluxo de grande alcance. Para isso, os membros da rede social participam de uma série de desafios, principalmente realizando coreografias com músicas ao fundo.

O formato dinâmico do TikTok impactou diretamente amaneira que os usuários interagem com a música. A plataforma, aliada ao grande aumento de qualidade das câmeras frontais nos smartphones, potencializou as formas com que as pessoas se expressam ao ouvir uma canção ou assistir a um clipe. São diversas coreografias e reações corporais capturadas pela lente frontal dos dispositivos, e compartilhadas na rede social, que evidenciam a conexão entre os artistas e o público.

Essa interação despertou o interesse de produtores e artistas, que passaram a idealizar singles com trechos curtos impactantes, com batidas marcantes, focados na inserção nos vídeos e criação de desafios na plataforma. Pois, além da propagação entre os membros na rede social, o sucesso dos trechos musicais reproduzidos nos vídeos catalisa diretamente o aumento na procura em outras plataformas, como Spotify.

Ao observarmos este contexto, é evidenciado um movimento cíclico. O smartphone impacta a produção de conteúdo para o TikTok. A rede social, por sua vez, influencia diretamente a indústria fonográfica e o consumo de música gera novas demandas de recursos em dispositivos móveis.

Diante deste cenário, o smartphone exerce papel cada vezmais relevante. Fundamental para a expansão do uso das redes sociais por meio da tecnologia 3G e do surgimento de plataformas de streaming, com a implementação da rede 4G, o smartphone tem sido potencializado como um centro de recursos e serviços, reunindo soluções para a produção de conteúdo, sistemas de áudio cada vez mais avançados e fácil integração com plataformas de streaming. Com o 5G, há um avanço significativo na experiência de consumir conteúdos em streaming, a partir de uma conexão mais estável e imagens e som em alta qualidade.

Este movimento no TikTok também ocasionou um redirecionamento das em presas. O mercado, em seus mais variados setores, tem elaborado estratégias de marketing em conjunto com influenciadores especificamente para a rede social, associando sua marca e produtos a personagens renomados da indústria fonográfica e elaborando desafios de danças, dublagens ou indicação de filmes e séries para gerar engajamento, por exemplo.

Ao mesmo tempo em que es te cenário de uso das redes sociais é desafiador para as empresas, é também excelente oportunidade para se conectar de maneira direta aos consumidores, a partir de um ambiente que potencializa a criatividade e possibilita a comunicação assertiva com o público-alvo.

*Roman Cepeda - Vice-presidente de marketing da divisão de dispositivos móveis da Samsung

Nenhum comentário

SOLAR COCA-COCA FAZ PROPAGANDA E EMOCIONA MORADORES DE UM VILAREJO EM BELEM DE MARIA, PERNAMBUCO

Um cesta de alimentos perecíveis com kit de produtos da Coca-Cola, uma mini árvore de natal, enfeites natalinos e alguns brinquedos para as crianças. Tudo acompanhado de uma “cartinha do Papai Noel”. Essa foi a surpresa encontrada por moradores de um pequeno vilarejo no sertão de Pernambuco numa manhã de dezembro. A ação foi promovida pela Solar Coca-Cola, segunda maior fabricante da Coca-Cola no País (a primeira é a Femsa) e que atua nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

As noites de uma comunidade na região próxima ao município Belém de Maria, também conhecido como Pedacinho do Céu, também passaram a contar com elementos natalinos iluminados, espalhados pelas ruas, postes, casas, árvores e pracinha central.

“Ficamos muito felizes de proporcionar esse encantamento para a cidade e a repercussão positiva entre os moradores. Especialmente no momento atual tão delicado, precisamos, mais do que nunca, renovar as esperanças, encontrar inspiração para seguir em frente e celebrar ocasiões especiais em família. Essa ação só foi possível com a receptividade tão generosa dos moradores do vilarejo”, destaca Fernanda Raizama, diretora de Estratégia e Marketing da Solar Coca-Cola.

A montagem da surpresa e a reação dos moradores foram captadas por câmeras e podem ser vistas num vídeo disponível no YouTube (clique aqui para assistir). 

Segundo a empresa, todos os cuidados de biossegurança contra a Covid-19 na ação. Antes de chegar, toda a equipe foi testada. O Papai-Noel também tomou todos os cuidados de higiene e segurança, sem contato com a população.

“Foi um momento único que ficará guardado para sempre no meu coração. Nunca ninguém tinha proporcionado essa magia que vivemos, só tinha visto isso pela televisão. Foi incrível acordar com uma cesta toda decorada na minha porta, com a cartinha do Papai Noel. Só vi amor em tudo o que fizeram pela gente”, declara Luciana Clemente, zeladora e moradora do vilarejo.

A Solar Coca-Cola também se comprometeu a construir reservatórios de água renováveis com capacidade de armazenamento subterrâneo de 50 mil litros por dia em na região, onde o acesso à água é difícil. O sistema de abastecimento automatizado é feito por meio de bombas, que utilizarão fonte de energia solar (renovável, sustentável e sem custo para a população) e com filtros de carvão ativado em suas saídas de água. As obras dos reservatórios já iniciaram.

O programa Água+ Acesso, realizado pela Solar em parceria com a Coca-Cola Brasil e o Instituto Coca-Cola Brasil, é realizado desde 2017 na região Nordeste e já beneficiou mais de 75 mil pessoas de quatro Estados atendidos pela Solar.

FICHA TÉCNICA : AGÊNCIA: Dot Promo. TÍTULO: Juntos como Nunca Neste Natal – Belém de Maria/PE. CLIENTE: Coca-Cola. PRODUTORA: Ateliê Produções

Nenhum comentário

ARARINHA AZUL NO CÉU DOS SERTÕES DEVE VIRAR REALIDADE EM 2021

 

A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) é uma das aves mais raras do mundo. Nativa da região da Caatinga, a espécie é considerada extinta na natureza há quase 20 anos. A ave sumiu da natureza devido ao tráfico de animais e comércio ilegal, e pela degradação da Caatinga que reduziu ainda mais o seu hábitat. 

Mas ainda há esperança de ver a ararinha voar livre mais uma vez na Caatinga brasileira: em março de 2020, chegaram ao Brasil 52 ararinhas-azuis repatriadas (49 oriundas da ACTP, na Alemanha, e três do Zoológico Pairi Daiza na Bélgica).

As aves estão em um centro de reprodução na cidade de Curaçá (BA). O recinto foi construído especialmente para manter o acompanhamento das aves até que elas sejam reintroduzidas na natureza, em um futuro próximo. Os aviários possuem dupla camada de proteção, ao passo de permitirem que as aves tenham contato com o clima da Caatinga; essa grade também protege as ararinhas-azuis de outros animais.

As aves iniciam agora seu processo de preparação para soltura, com a adaptação ao clima e alimentação. Serão oferecidos gradativamente mais frutos e sementes da caatinga para quando forem soltas saberem o que comer. O processo de isolamento dos humanos é fundamental nesta fase para evitar que fiquem mansos e de fácil captura por traficantes, sendo assim, visitas ao Centro são restritas. A reintrodução das ararinhas-azuis no seu bioma de origem é um processo previsto pelo Plano de Ação Nacional (PAN) da Ararinha-Azul em conjunto com organizações internacionais que detinham algumas aves em cativeiro. 

No primeiro ciclo do PAN, dentre outros resultados, o principal foi a multiplicação de animais em cativeiro para aumentar a variabilidade genéticas das aves. Agora, no segundo ciclo, o objetivo esperado é realizar a soltura de algumas ararinhas-azuis com suas "irmãs", as maracanãs (outra espécie de psitacídeo que possui hábitos semelhantes às ararinhas-azuis), sem descontinuar o aumento populacional também em cativeiro.

Nenhum comentário

← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial