OFICINA SUCO VERDE COM PLANTAS TRADICIONAIS, SEMENTES GERMINADAS SERÁ TEMA DE OFICINA NO ENCONTRO DE SABERES DA CAATINGA

A valorização e a troca de saberes populares relacionados às práticas de cura ligadas à natureza, contribuindo para o fortalecimento do papel cultural da sabedoria tradicional, serão os objetivos do VI Encontro de Saberes da Caatinga e Práticas de Cura da Chapada do Araripe realizado no município de Exu, Pernambuco. 

O evento vai acontecer este ano no período de 11 a 17 de julho de 2022. O encontro serve para incentivar e manter vivas práticas de cura (algumas milenares). 

Na programação consta vários serviços, oficinas de agrofloresta, extração de óleos vegetais, arteterapia, aromaterapia e bioenergética.

O evento contará com a presença de raizeiros, rezadores e parteiras da região da chapada do Araripe, dos estados de Pernambuco e Ceará, também médicos, profissionais de saúde, representantes de instituições públicas, organizações não governamentais e aprendizes de várias partes do Brasil.

Segundo a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Islândia Sousa, o encontro reforça a política de práticas integrativas e complementares instituída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006. 

O site da Fiocruz desta que as práticas do Encontro de Saberes da Caatinga são caracterizadas pela Organização Mundial de Saúde como Medicina Tradicional ou Medicina Complementar. Esse termo significa um conjunto diversificado de ações terapêuticas que difere da biomedicina ocidental, incluindo práticas manuais e espirituais, com ervas sem uso de medicamentos quimicamente purificados, além de atividades corporais.

As práticas trabalhadas e saberes compartilhados durante o encontro, no âmbito da conservação da sociobiodiversidade, relacionam-se diretamente com objetivos para incentivar as manifestações culturais e contribuir para a valorização da diversidade cultural e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais, com ênfase na melhoria da qualidade de vida.

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JORNALISTA CARLOS LARTE CONQUISTA PRIMEIRO LUGAR DO PRÊMIO JORNALISMO COOPERATIVISTA DE PERNAMBUCO

O jornalista e diretor da Clas Comunicação e Marketing, Carlos Laerte, conquistou, na noite da última quinta-feira (30), o 1º lugar no 1ºPrêmio de Jornalismo Cooperativista de Pernambuco, na categoria 'Jornalismo Cooperativo'.

O anúncio do prêmio, promovido pelo Sistema OCB/PE, como forma de reconhecer e premiar as melhores matérias e reportagens sobre o cooperativismo estadual, foi realizado através de uma live, onde também foram conhecidos os vencedores nas categorias 'Jornalismo Impresso/ Digital', 'Telejornalismo e 'Radiojornalismo'.

A matéria 'Saúde e sustentabilidade marcam história de sucesso cooperativista no Vale do São Francisco', contando a trajetória da Unimed Vale do São Francisco, de Carlos Laerte, concorreu com inúmeras produções jornalísticas de profissionais que atuam em cooperativas do sertão ao litoral pernambucano.

Para o presidente da OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, a primeira edição do Prêmio de Jornalismo Cooperativista de Pernambuco, reconheceu e valorizou temas importantes para o cooperativismo a exemplo do desenvolvimento sustentável que transforma vidas.

Presente virtualmente à premiação, o presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, comemorou o resultado, ressaltando o comprometimento e dedicação da Clas Comunicação e a fidelidade do assessor de imprensa ao contar a história da cooperativa médica que é líder regional no segmento de planos de saúde.

Ainda durante o anúncio dos vencedores, o público pôde acompanhar o debate 'Os Desafios dos Comunicadores no Cenário Pós-Pandemia', com os comunicadores Aldo Vilela (CBN Recife), Samuel Milléo (Sistema Ocepar) e Juliana Gomes (Sistema Ocemg).

Os três classificados de cada categoria receberão vaga em programa de inovação do Sescoop/PE e os vencedores firmarão um contrato com o Sistema OCB/PE no valor líquido de R$ 2.500,00, para cada categoria, e receberão troféu alusivo.

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INSTITUTO DOM MARIO ZANETTA E PADRE LOURENÇO TEM NOVA DIRETORIA


O Instituto Dom Mario Zanetta e Padre Lourenço Tori tem nova diretoria para continuar com ações que promovam a história no semiárido brasileiro. Um dos objetivos da instituição é criar, apoiar, promover e desenvolver projetos e  estudos, debates, pesquisas, simpósios, conferências, seminários, cursos, feiras, oficinas, diálogos, mostras, palestras, festivais, exposições, exibições de filmes relacionados ao trabalho desenvolvido na região.

A nova diretoria que vai atuar entre 2022 a 2025 é composta agora pelo presidente Padre Luciano Aguiar, Vice presidente Paulo Nascimento, Tesoureiro Doutor Simões, Primeira Secretaria Socorro Araujo e segunda Secretaria Magda Lúcia.

O conselho fiscal: Airton Varjao, Padre Luis Tiburcio e Isa Leite.

HISTÓRIA: Dom Mário Zanetta, nasceu aos 29 de janeiro de 1938 em Santo Stefano di Borgomanero, na província de Novara, norte da Itália. Em 1949 ingressou no Seminário. Recebeu as “ordens menores” em 1957 e em 20 de dezembro de 1961 foi ordenado diácono. No dia 24 de junho de 1962, foi ordenado sacerdote. Após alguns anos como vigário coadjutor na Itália, aceitou o convite para ser missionário e no dia 24 de maio de 1969 os padres Lourenço Tori e Mário ZAnetta chegam a Paulo Afonso/BA.

No dia 3 de fevereiro de 1973, padre Lourenço Tori morre tragicamente num acidente. Padre Mário recolhe a herança do amigo e segue em frente. Nos 15 anos seguintes Padre Mário tornou-se um dos protagonistas do tumultuado e rápido crescimento de Paulo Afonso. Construiu creches e escolas, incentivou mutirões, encaminhou dezenas de pequenas atividades produtivas, se solidarizou com greves e protestos, edificou igrejas e capelas, constituiu grupos e movimentos, formou centenas de lideranças.

Quando Dom Aloysio Penna foi transferido para a Diocese de Bauru/SP, foi nomeado bispo pelo Papa João Paulo II. Em 14 de agosto de 1988 é sagrado Bispo por Dom Aloysio Penna, seu predecessor. De 1988 a 1998 foram 10 anos de grande atividade episcopal.

Criou novas paróquias, ordenou padres, trouxe para trabalhar na diocese numerosas comunidades de religiosas e alguns sacerdotes. Incentivou a formação e estruturação das pequenas comunidades de base e de grupos, movimentos e associações. Fiel ao seu lema episcopal, “Cremos na Caridade”, Dom Mário foi grande defensor das causas sociais.

A estas ações maiores há de se acrescentar milhares de pessoas que foram pessoalmente beneficiadas em suas pequenas ou grandes necessidades. Dom Mário foi um apaixonado pela comunicação e deixou grandes realizações neste campo: Editora Fonte Viva, TV Fonte Viva em Paulo Afonso, Rádio Regional de Cícero Dantas e Rádio Vaza Barris em Jeremoabo.

A ação e o entusiasmo de Dom Mário transbordavam os limites da Diocese de Paulo Afonso. Desde 1995 era presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que compreendia 23 dioceses de Bahia e Sergipe. Foi presidente nacional da CPP, Comissão Pastoral dos Pescadores. Por conta deste cargo, visitou colônias de pescadores artesanais em todo o Brasil. Era também presidente, pelo segundo mandato do IRPAA, Instituto Regional para a Pequena Agropecuária Apropriada, com sede em Juazeiro/BA.

Acometido por grave acidente vascular cerebral, no dia 04 de novembro de 1998, faleceu em Recife no dia 13 de novembro. Foi enterrado em Paulo Afonso ao lado dos restos mortais de Padre Lourenço Tori, companheiro da primeira e desta derradeira hora.
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CARTA ABERTA: MÚSICO DIZ QUE PREFEITURA DE PETROLINA GASTA 800 MIL REAIS COM OS DE FORA E ARTISTA DA TERRA TEM PALCO SEM LUZ E SOM

 

CARTA ABERTA À PREFEITURA DE PETROLINA PERNAMBUCO

Petrolina, 28 de junho de 2022

Venho anunciar minha enorme indignação e insatisfação com a desvalorização dos

artistas locais e com o despreparo dos organizadores do São João de Petrolina, circuito tenda do Bambuzinho.

Fui convidado a tocar no São João, circuito Bambuzinho no dia 23/06, no horário de 16h30 às 18h30. Infelizmente, passamos por vários transtornos que retratam

claramente o que se é oferecido aos artistas locais e que é nitidamente o oposto do que se é mostrado no São João Faraônico do pátio de eventos, Ana das Carrancas.

Cheguei ao local às 16h e estranhei, pois não havia nada, sequer o som . Apesar de ter 1 ônibus lotado de turistas aguardando a atração. Me identifiquei ao grupo e confirmei que iria realizar o show. Já preocupado com o atraso, falei com o funcionário da Sedetur, P.B e o mesmo pediu para que eu aguardasse.

 A pessoa que foi nos socorrer com o equipamento de som, só conseguiu chegar às 17h:30. Nos disse que não havia sido contratado no horário informado e ao saber do evento, fez o possível para nos ajudar.

Foi enviado uma pessoa da secretaria chamado T.K, que infelizmente não contribuiu com nada, apenas pediu que tirássemos uma foto com a equipe antes que ficasse no escuro.

Só houve claridade no palco durante os primeiros 10 minutos de show. Não tinha Luz na tenda do Bambuzinho, incluindo os refletores do espaço. Só não tocamoscompletamente no escuro pois a área lateral é iluminada pelas lojas e avenida.

Não tinha segurança, nem policiamento. Tinha um bêbado no palco atrapalhando todo o show desde o início: Inclusive, tropeçou nos fios, desligou a zabumba e derrubou as baquetas.

Não teve nenhum apoio técnico, nem água para minha equipe foi disponibilizada, muito menos uma luz de LED para colorir o espaço e deixar a apresentação bonita, como se é vendida nas redes sociais.

Como começamos a tocar 18h e o comércio fechou as 17h30, basicamente tinham apenas umas 20 pessoas assistindo: A família de minha noiva, o rapaz do som com seu filho, uns 3 familiares dele que apareceram e ficaram por lá, e mais algumas pessoas que procuraram refúgio por estar chuviscando durante metade do show.

Fiz minha crítica sobre a iluminação após 10 minutos de show e a registrei em vídeo. Falei APENAS que gastam 800 mil para contratar artistas de fora e para os locais nem uma

lâmpada colocam. Minutos depois, a secretaria, na figura de M. liga para o celular T.K. que me faz atender a ligação no meio do show, atrapalhando os poucos minutos de apresentação que nos restara. Na ligação o M. diz que o informaram que eu estava gravando vídeos e postando nas redes sociais falando mal do São João, que não era para eu fazer isso pois ele estava me ajudando e que também é para eu ajudar ele.

 Vejo que, ele agiu assim, na tentativa de me pressionar e me calar diante da situação. O respondi,

faço meu trabalho com qualidade, organizo minha equipe, figurino, repertório, ensaios, formação, tempo, e o mínimo que esperava é que disponibilizassem um espaço com iluminação e um apoio técnico de qualidade. Que se ele quisesse falar alguma coisa falasse pessoalmente, não por telefone e no meio do show.

Minutos depois enviaram outra pessoa da secretaria, na figura de M. (inhos), esse veio tirar fotos numa tentativa de mostrar que o espaço estava com qualidade.

Outros artistas suspenderiam o show por muito menos. Não por arrogância, prepotência, por achar que é melhor que os outros, mas sim, por querer preservar sua equipe e seu trabalho. Já que se é preparado um show com todo cuidado e carinho, pensado em proporcionar um momento de qualidade para o público, seja ele qual for.

Terminei meu horário dando o meu máximo, e ao fim fiz um desabafo. Desabado este que foi gravado por alguns dos ouvintes presentes no dia e que repercutiu nas redes sociais.

Tenho certeza que diante da minha manifestação pública, os responsáveis tomarão providências para melhorar esta situação.

Atenciosamente, Gustavo Sá.

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PESQUISADORES DA UNIVASF CRIAM ACERVO COM OBRAS SOBRE A HISTÓRIA POLÍTICA DE PETROLINA E JUAZEIRO

Com o intuito de ampliar e facilitar o acesso às informações sobre a formação política dos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) criou o Acervo Opará: Acervo Histórico-Político Virtual das Cidades de Juazeiro/BA e Petrolina/PE. 

Desenvolvido como um projeto de extensão coordenado pela professora Simone Viscarra, do Colegiado de Ciências Sociais (Ciso), o acervo contém dados, livros, artigos, fotografias e documentos sobre as duas cidades, que estão disponíveis para acesso de toda a comunidade.

O projeto foi realizado com a participação dos estudantes de Ciências Sociais Barbara Monteiro Salviano Mendes e Gabriel Campos de Brito, com base em pesquisas desenvolvidas no âmbito do Politik - Centro de Estudos em Instituições, Participação e Cultura Política da Univasf. A iniciativa contou com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Acervo Opará, disponível para acesso de forma on-line e física, é composto por 861 materiais, sendo 29 livros, 65 materiais acadêmicos, 18 documentos, 31 materiais audiovisuais, 34 materiais complementares, cinco reportagens, 12 links e 667 volumes de periódicos. Para reunir todo o material foram realizadas consultas em plataformas on-line e físicas, bancos de dados e fontes particulares, como Arquivo Nacional, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto Moreira Sales, Museu do São Francisco, Museu do Sertão, Biblioteca Municipal Cid Carvalho e repositórios virtuais de diversas Instituições de Ensino Superior, entre outros.

O projeto teve início a partir de pesquisas sobre a formação histórica e política das duas cidades realizadas pelo Politik, entre 2018 e 2021. O volume de informações obtidas foi grande, o que levou os pesquisadores a planejar a criação de um acervo virtual e temático que além de democratizar o acesso às informações pudesse preservar os materiais e incentivar a realização de novos estudos nessa área. 

Ao longo do percurso, a equipe se deparou com algumas dificuldades para ter acesso aos materiais que compõem o acervo, pois muitos deles, especialmente os que datam das décadas de 1970 e 1980, não haviam sido digitalizados. Este foi também um dos motivos que os incentivou a criar o Acervo Opará.

“Esse material serve de base para que nós possamos conhecer nossa formação política. São duas cidades extremamente relevantes para o contexto local, estadual e nacional. Petrolina é produtora de frutas, então temos um impacto econômico como região. É importante destacar e entender um pouco mais sobre a história dessas cidades”, enfatiza a professora Simone Viscarra, que também ressalta que esse tipo de iniciativa diminui a lacuna por informações sobre o interior do Brasil.

O Acervo Opará recebeu menção honrosa na modalidade Apresentação de Poster na 16ª Mostra de Extensão, realizada durante a 14ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf, que aconteceu de 21 a 24 de fevereiro de 2022. O projeto também integra o Volume 10 – Nº 1 da Revista Extramuros, disponível para acesso neste link, no qual os pesquisadores fazem um relato detalhado sobre a execução do acervo. Para realizar consultas físicas ao acervo, fazer doações ou indicar novos materiais que possam ser incorporados, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail juazeiro.petrolina@univasf.edu.br.

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HISTÓRIA DE AMOR E ARTE DE ANA DAS CARRANCAS E ZÉ VICENTE AGORA É TEMA DE LIVRO FORMATO DIGITAL

A história de um dos símbolos da arte pernambucana está sendo contada no e-book ‘O Amor e a arte de Ana e José – a trajetória de Ana das Carrancas e José Vicente’. Lançado pelo estudante e ilustrador, Lucas Nogueira, 21 anos, a obra passeia pela vida do casal mostrando do encontro em uma feira na cidade de Picos, no Piauí, até a vida em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, onde as carrancas de Ana ganharam vida, com o barro fornecido pelo rio São Francisco.

O livro é composto por 45 páginas. As ilustrações em preto e branco são acompanhadas de textos, que mostram a vida do casal. A obra, que tem apoio da lei Aldir Blanc, é baseada no livro ‘A Dama do Barro’, do jornalista Emanuel Andrade, lança em 2007.

“Trago neste e-book, através de meus desenhos, alguns instantes de momentos importantes da trajetória de Ana das Carrancas e seu marido José Vicente, a partir de uma história que já existe, apenas alinhei com a ideia de um livro infantojuvenil, mas a leitura é para todas as idades”, destaca o autor.

Segundo Lucas, as ilustrações foram feitas em preto em branco para que possam ser coloridas pelos leitores. A ideia do autor é que o e-book vire um livro físico. Por enquanto, o livro digital pode ser baixado gratuitamente (clique aqui para ter acesso).

“Faremos contato com editora, gráfica interessada em adotar o livro. Já que em 2003 será comemorada a passagem dos 100 anos da artesã. Seria interessante que o livro fosse adotado por escolas da rede pública e privada para que as novas gerações conheçam a história dessa artista que elevou o Vale do São Francisco para o mundo das artes”.

CENTENÁRIO: Se estivesse viva, em 2023 a artesã Ana Leopoldina dos Santos, a famosa Ana das Carrancas, completaria 100 anos. A artista, que é considerada uma das maiores ceramistas do Brasil, fez do barro o material perfeito para dar vida a um dos símbolos da cultura ribeirinha, as carrancas. O centenário da “Dama do Barro”, como Ana era conhecida, deve contar com uma série de eventos.

Ana é considerada a artista popular mais conhecida da região do São Francisco. Ela usava barro para criar peças de caráter rústico, de formas simples e primitivas, que sempre tiveram olhos vazados, em homenagem ao marido, José Vicente, que era cego.

Ana das Carrancas faleceu em outubro de 2008, por complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

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GILBERTO GIL 80 ANOS DE MUSICALIDADE

Em uma postagem recente em suas redes sociais, Gilberto Gil escreveu sobre se tornar ancestral e ser eternizado: "O legado é esse, qualquer fragmento é parte da totalidade". Hoje, se tornou comum os admiradores o classificarem como um "orixá vivo" entre nós. E a essa prática ele responde com serenidade: "E qual é o problema? É deles que eu venho".

Neste domingo (26), Gilberto Gil completa 80 anos e a maior de todas as certezas é que ele se consolidou como um dos maiores artistas da música brasileira.

Gilberto Passos Gil Moreira é tradição. Sua canção passeia por uma Salvador do passado, onde negros não entravam nos clubes sociais nem pelas portas de serviço. Ao mesmo tempo, ele é a cara da atualidade, seja ao se engajar nas causas sociais ou na dancinha da Galinha Pintadinha ao lado da neta.

Imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro da Cultura do Brasil, Gil é dono de uma das maiores trajetórias culturais da história do Brasil.

"A importância de Gil está além do musical e dos trabalhos desenvolvidos. Ele integra uma geração de artistas ícones", comenta Carol Morena, produtora cultural e curadora de festivais .

Morena acredita a força de Gilberto Gil está no conjunto da sua história, o que envolve a música, suas lutas sociais e a participação política. "Fico em dúvida se a gente vai ter artistas que carregam tanto do que ele carrega”, completa.

O jornalista Osmar Marrom Martins, amigo da família Gil, vê no artista a tranquilidade que o próprio cantor trouxe para Dorival Caymmi na canção Buda Nago. “"Gil é uma pessoa tranquilíssima. É zem, sem vaidade e estrelismo. Trata todo mundo bem."

Fã declarado, Martins o define como "homem de uma obra maravilhosa”. A referência a Gil como um dos gigantes da música brasileira encontra eco na voz de quem caminhou ao lado dele em diversos momentos. O amigo Caetano Veloso, por exemplo, coloca em Gil a grandeza de ter estado à frente do movimento tropicalista.

"O tropicalismo se deve a Gilberto Gil. Ele voltou com a ideia de organizar um projeto muito nitidamente pensado (...) queria fazer uma coisa que pusesse em cheque essa cultura que fazíamos parte. Ele queria propor isso para todos os músicos da nossa geração. Marcou vários encontros e falava com as pessoas. Gil quem trouxe a ideia de fazer essa coisa organizadamente, programática, que veio a dar no que se chamou de tropicalismo”, conta em depoimento do Museu Virtual de Gil.

Difícil é encontrar um artista baiano que não veja em Gilberto Gil uma fonte de inspiração.

"Gil é um cara multi e, por isso, deixa muito para todo mundo, principalmente para a cultura do país e do mundo. 'Essa força que Gilberto Gil tem, porque além de ele fazer lindas canções, trouxe o meu gosto pelas músicas, pelos arranjos, pela banda. O meu interesse por essas coisas vem dele”, contou Ivete Sangalo, também em depoimento ao Arts & Culture dedicado a Gil.

Para além da referência, Gil foi e sem mantém modelo, especialmente para artistas negros. Margareth Menezes destaca que sempre viu nele uma imensa representatividade preta. Em Gil reside, segundo Margareth, o pensamento libertário.

"É um punk à moda brasileira, à moda baiana", completa

É também como revolução que outro talento nascido em solo baiano, Tom Zé, vê Gil. “Uma pessoa com a cabeça como a de Gil não precisava frequentar um curso regular para conhecer toda uma revolução do pensamento musical. Com 10% de frequência, e com a excitação do ambiente cultural da cidade, tantos espetáculos nas escolas de teatro e dança, a retroalimentação da conversa com amigos artistas. Gil já portaria os mesmos desafios nos neurônios."

Entre amigos e especialistas, a referência à revolução casada por Gil é citada a todo momento.

“Eu vejo Gil hoje enquanto artista muito honesto. Ele é um artista entidade maior. Revolucionário e patrimônio. É muito privilégio viver na época desse cara, ver ele trabalhando, envelhecendo" destaca a produtora Carol Morena.

Também no museu virtual dedicado a Gil, Maria Bethânia relembra doces memórias de um Gil antes mesmo de serem apresentados quando relembra uma paixão à primeira vista.

"Gil já demonstrava ser um extraordinário músico. Antes de cantor, ele sempre cantou muito bem, mas já era nítido o violão dele, a capacidade musical, a novidade musical que existia nele."

"Eu tinha uma paixão alucinada por ele. Na minha cabeça, eu era namorada dele. Eu tinha para mim que ele era meu namorado. Então, para os meus amigos de colégio, de ginásio, eu dizia: 'Olha, o meu namorado é o Gilberto Gil'."

Por fim, ela destaca que a genialidade de Gil sempre foi vista por ela e o irmão Caetano como algo superior.

"Acho que Caetano sempre teve Gil num degrau acima. Nós todos sempre tivemos. Eu também. Mas Caetano, por ser o mais entendido e sabedor do assunto, globalmente, o significado de um trabalho artístico, ele tinha Gil num degrau acima."

Revolucionário, referência, patrimônio, orixá. Gilberto Gil chega aos 80 anos multifacetado, sendo partícula e um todo nos dando a impressão de viver como um super-homem que nos restitui a glória, “mudando como um Deus o curso da história”. (FONTE: Bélit Loiane e Eric Luis Carvalho, g1 BA)

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