LUIZ GONZAGA É UM SEMIDEUS, UM MESTRE, UMA REFERÊNCIA, AFIRMA GILBERTO GIL

 "Luiz Gonzaga é um semideus". Há nove anos, durante as festividades do 100 anos de Luiz Gonzaga, Com esta pequena frase, Gilberto Gil explicou a grande dimensão da influência do Rei do Baião na sua carreira artística. Na época O cantor baiano conversou com a imprensa após show de quase duas horas em Exu, Sertão pernambucano, cidade natal de Gonzagão.

Gil contou que viu Luiz Gonzaga pela primeira vez quando tinha dez anos. Naquela época, ainda menino, saiu de Ituaçu, no centro-sul da Bahia, onde cresceu, para fazer o ginásio em Salvador. Era início dos anos 1950, auge do baião. "Ele foi fazer um show, com Catamilho (zabumba) e Salário Mínimo (triângulo), na Praça da Sé. E eu vi aquela coisa, que parecia uma epifania, uma coisa descida do céu", relembrou.

Quando decidiu apostar na carreira musical, Gil achou que era hora de quebrar com a ditadura estética da Bossa Nova e misturá-la com o rock e o baião, aquele ritmo que estava guardado na memória desde a infância. "De semideus, ele tornou-se um mestre, uma referência, depois tornou-se um amigo também. Ficou amigo do meu pai, e toda vez que ia para Vitória da Conquista [BA], ia à minha casa, tomava um café. Ele ficou assim, uma pessoa queridíssima, de casa. Eu costumo dizer que sou da família", explicou.

No Sertão nordestino, Gil é mesmo de casa. É figura certa nas festas de São João, quando recheia o repertório de forró. "Há alguns anos que eu venho fazendo Araripina e Sertânia [em Pernambuco], Mossoró [no Rio Grande do Norte], Juazeiro e Senhor do Bonfim [na Bahia]. E, no São João, os lugares são parecidos, com barracas de comidas típicas, bebidas, bandas de todos os tipos, mais tradicionais ou transformáticas. Hoje, eu fiz Bob Marley também. É que eu vivo nessa ponte, entre tradição e inovação, eu gosto disso."

Gilberto Gil exaltou a personalidade forte e carismática do velho Lua, que contribuiu para revelar um Nordeste ainda desconhecido, naquela época, ao Sul e Sudeste do país. "Ele tinha aquela coisa cívica, política, estadista, ocando para presidentes que fizeram projeto de eletrificação do Brasil, parecia 'Tempos modernos', uma coisa chapliniana. Gonzaga é muito interessante. Tem as músicas com Zé Dantas, extraordinárias, as mais jocosas, como 'Respeita Januário', aquela narrativa, ele chegando [em Exu], os oito baixos, o linguajar que ele revelou, esse modo nordestino de falar, a essência do nordestino. Gonzaga representa isso", comentou.

O baiano brincou dizendo que Gonzagão foi o Elvis Presley brasileiro. "Ele saía por aí, com uma indumentária, uma formação musical extraordinária, um power trio", falou, aos risos. Na época de ouro da rádio brasileira, os músicos tocavam com traje fino, mas Luiz Gonzaga queria assumir, mais forte ainda, a imagem do nordestino. A partir de 1947, colocou um chapéu de couro na cabeça, à moda dos cangaceiros. Era época de lançamento da música "Asa Branca", composta em parceria com Humberto Teixeira.

Os empresários não gostaram da ideia, mas Lua era teimoso e, no fim, das contas, trocou o paletó, a gravata e o sapato engraxado pelo gibão e sandália de couro, típicos dos vaqueiros. Ainda na empreitada de valorizar o Nordeste, o sanfoneiro inventou o trio pé de serra para acompanhá-lo nas apresentações: o triângulo para lembrar as bandas de pífano; a zambumba, os pipocos dos fogos de artifício. Isso que era o baião, segundo especialistas: a mistura de sonoridades dispersas no ambiente sertanejo que Gonzagão teve a genialidade de dar harmonia e melodia.

Para Gilberto Gil, Gonzagão foi decisivo para a música popular brasileira, ao dar de presente o baião, além de outros ritmos, como xaxado e xamego, que mais tarde estariam todos dentro do grande gênero forró. Quando surgiu, o samba-canção carioca estava caindo e o país, sendo invadido por músicas estrangeiras. "Então, ele teve essa premonição extraordinária, de entender o pop brasileiro. Quando se contar a história da música brasileira, lá no futuro, ele [Luiz Gonzaga] vai estar ali, entre os grandes inventores, como João Gilberto", destacou.

A invenção do mestre ficou de legado para muitos admiradores e seguidores, como o sanfoneiro Dominguinhos, que também fez show na quinta-feira, esquentando o palco para Gilberto Gil. O baiano, inclusive, tem parcerias com o artista pernambucano, como as canções "Abri a porta" e "Lamento sertanejo".

"Dominguinhos teve a herança do Gonzaga, que ele incorporou, através das canções, dos estilos, o gosto pelo xote, xaxado. Mas Dominguinhos foi além, em uma direção que Gonzaga não pôde, não teve tempo: ele foi na direção do início de Gonzaga, o instrumentista, da época das boates do Mangue, no Rio de Janeiro, quando ele tocava tango, choro, polca, foxtrot, tocava tudo, repertório internacional, tudo na sanfona", falou Gil.

O cantor lembrou de uma passagem decisiva na carreira de Gonzagão, que o fez mudar de direção artística. "Segundo a lenda, Armando Falcão foi lá [no Mangue], em uma apresentação dele [de Luiz Gonzaga], e disse: 'oh, rapaz, por que é que você não canta as coisas lá do Norte?' Então ai ele compenetrou-se. Em três a quatro dias, apareceu com outro repertório, então conheceu Humberto Teixeira, depois Zé Dantas, aí aconteceu aquela música que eu cantei hoje", disse Gil, referindo-se a "Dança da moda".

A canção, feita por Luiz Gonzaga e Zé Dantas, diz assim: "no Rio está tudo mudado, nas noites de São João. Em vez de polca e rancheira, o povo só pede, só dança baião". Lançada em 1950, retratava a mais pura realidade: o baião estava implantado, tocava em todas as rádios, estampava manchetes de jornais e, como disse o próprio Gil, "virou uma dinastia".

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ANA VARTAN: EXU PERNAMBUCO, UMA FOTOGRAFIA QUE VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS

“Uma imagem vale mais que mil palavras” é uma expressão de autoria do filósofo chinês Confúcio, utilizada para transmitir a ideia do poder da comunicação através das imagens.

O significado deste ditado está relacionado com a facilidade em compreender determinada situação a partir do uso de recursos visuais, ou a facilidade de explicar algo com imagens, ao invés de palavras (sejam escritas ou faladas).

O pensador político e filósofo Confúcio (Chiu Kung era seu verdadeiro nome) viveu entre 552 e 479 a.C, e ficou conhecido como o Mestre Kung, devido aos seus sábios provérbios.

Já dizia o poeta: “Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia”. Na certeza dessa premissa, a possibilidade de revisitar um presente e futuro feliz é sempre uma experiência prazerosa. E a fotografia tem esse poder. Ao olhar para uma foto, riquezas de detalhes são observadas e, na nossa mente, uma cena é reconstruída.

Momentos históricos de Exu, Pernambuco, terra de Luiz Gonzaga em tempos de recursos digitais, facilidades de armazenamento estão ao alcance de um clique. Agora a internet, tempos digitais oferece um acervo de milhares de fotos com uma riqueza de detalhes impressionante.

A fotografia continua sendo a única forma de eternizar algo que é importante, seja esse algo um lugar, um objeto, um momento especial ou até mesmo pessoas especiais. A fotografia é um importante instrumento para gravar momentos sobre a história da humanidade.

O significado da palavra fotografia no grego quer dizer “escrita da luz”. Fotografar não é apenas um clique, é a inspiração, é a arte, é a paixão de quem eterniza momentos! 

A bióloga Ana Vartan Ribeiro de Alencar Ulisses, "nascida e criada os dentes" em Exu, Pernambuco, fez um clique que é pura arte durante as festividades dos 109 anos de Luiz Gonzaga, no Parque ASA BRANCA, neste ano de 2021.

A foto acima é um registro que reflete a Luz da esperança em um futuro de cultura e conhecimento. A criança é neta de João Gonzaga.

"Sempre gostei muito do movimento que as Festas do Gonzagão proporcionava na cidade,  a casa sempre cheia com os parentes (amigos de seu Luiz como tio Egídio  que recebia Luiz Gonzaga em sua casa lá Salvador BA) que vinham de fora, mas foi na escola que de uma professora chamada Joana Darck através de um trabalho que ela passou que despertou o interesse propriamente dita por seu Luiz. Comecei a conversar com pessoas que conheciam a história dele e só foi aumentando a admiração", conta Ana Vartan. 

"Hoje faço parte da ONG Parque Aza Branca , sou biólogo de formação, acredito muito no Turismo rural de base comunitária aqui na cidade para fortalecer ainda mais os movimentos culturais/turísticos/ambientais que vez ou outra dão uma enfraquecida  principalmente na pandemia que estamos passando e pensando em tudo que vem acontecendo quando vi a criança passando por mim com a sanfona , a chinela e o chapéu de couro foi como um sinal divino dizendo: acredite ! O legado de seu Luiz Gonzaga é  forte e vai semear esse chão por muitos e muitos anos", revela Ana.

"Fiquei tão emocionada ao ver a cena que quase não saia a foto. Um criança linda que encheu-me os olhos de esperança por dias melhores", finalizou Ana Vartan.

O professor doutor em Ciência da Literatura, Aderaldo Luciano, pronunciou que Luiz Gonzaga é fotografia visionária, o "Nordeste continuaria existindo caso Luiz Gonzaga não tivesse aterrissado por lá há cem anos. Teria a mesma paisagem, os mesmos problemas. Seria o mesmo complexo de gentes e regiões. Comportaria os mesmos cenários de pedras e areias, plantas e rios, mares e florestas, caatingas e sertões. Mas faltaria muito para adornar-lhe a alma. Sem Luiz Gonzaga quase seríamos sonâmbulos.

Luiz Gonzaga, mais que ninguém, brindou-nos com uma moldura indelével, uma corrente sonora diferente, recheada de suspiros, ritmos coronários, estalidos metálicos. A isso resolveu chamar de BAIÃO.

Luiz Gonzaga plantou a sanfona entre nós, estampou a zabumba em nossos corpos, trancafiou-nos dentro de um triângulo e imortalizou-nos no registro de sua voz. Dentro do seu matulão convivemos, bichos e coisas, aves e paisagens. Pela manhã, do seu chapéu, saltaram galos anunciando o dia, sabiás acalentando as horas, acauãs premeditando as tristezas, assuns-pretos assobiando as dores, vens-vens prenunciando amores.

O olhar de Gonzaga furou o ventre de todas as coisas e seres, escaneou suas vísceras, revirou seus mistérios, escrutinou suas entranhas. A mão do homem deslizou pelas teclas sensíveis da concertina, seus dedos pressionaram os pinos, procurando os sons baixos e harmônicos. Os pés do homem organizavam o primeiro passo, sentindo o caminho, testando o equilíbrio. A cabeça erguida, o queixo pra frente, a barriga desforrada e o pulmão vertendo cem mil libras de oxigênio, vibrando as cordas vocais: era Lua nascendo.

O peito de Gonzaga abrigava o canto dolente e retotono dos vaqueiros mortos e a pabulagem dos boiadeiros vivos. As ladainhas e os benditos aninhavam-se por ali buscando eternidade. Viva Luiz Gonzaga do Nascimento, sempre na mira de nossos corações.

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CULTURA GONZAGUEANA: O FORRÓ MAIS BRASILEIRO NO RITMO DO TRIO AS JANUÁRIAS, SOCORRO E MAZÉ

Durante as festividades dos 109 anos de Luiz Gonzaga realizado em Exu, Pernambuco, um toque com a força da modernidade provocou euforia nas terras do Rei do Baião. A presença do trio As Januárias e da dupla Socorro e Mazé mostrou o talento feminino e os valores e frutos plantados por Luiz Gonzaga.

Essas mulheres protagonizaram lições mais sublimes de música e empatia na terra de Luiz Gonzaga.

Numa das canções mais conhecidas de Luiz Gonzaga, repete-se: “Lui, respeite Januário”. É um clamor para que aceitem outras formas de fazer forró. Pois é justamente pedindo o fim dos preconceitos com diferentes jeitos de fazer música e, especialmente, com a presença feminina na música brasileira que as irmãs Mayra Barbosa, Mayara Barbosa e Sidcléa Cavalcanti criaram um trio forrozeiro. 

O trio se chama As Januárias, banda que traz seu forró com violão um tempero especial. O grupo é ao mesmo tempo inovador e tradicional. É inovador por ser composto por três mulheres jovens que buscam suas referências musicais na história do ritmo e não nos ramos mais recentes. Mas é tradicional por ser um grupo que marca a presença feminina no forró — uma constante desde os primórdios, mas que sofreu um apagamento histórico, como elas defendem — e também por interpretar canções tradicionais.

Quem explica o mix livre de preconceitos e repleto de muita pesquisa histórica que faz as Januárias é Sidcléa Cavalcanti, o ponto fora da curva. Professora das gêmeas Mayra e Mayara, ela se tornou uma irmã postiça de ambas e é ela quem introduziu o violão no trio.

“O forró sempre teve outros instrumentos, o pífano, o melê, o fole de oito baixos, também conhecido como pé de bode, instrumento de Seu Januário, pai de Gonzagão, e até o pandeiro. A ideia do trio liderado pela sanfona veio com a urbanização proposta por Luiz Gonzaga, por ser muito enxuta, mais fácil de transportar. Ela é de fato riquíssima e acabou associada à identidade forrozeira, mas não é a única. Hoje em dia há diversas instrumentações, há forró eletrônico, o próprio Gonzaga usou guitarra, baixo, flauta. O forró é uma música muito diversa e eu, que sou professora de violão, me graduei nesse instrumento, sempre tive facilidade de encaixá-lo nessa mistura”, diz.  

O posicionamento d’As Januárias em defesa da presença feminina no forró também passa por uma argumentação histórica, mostrando que a visão do nordestino como masculino é uma ideia que se construiu ao longo do tempo e que a realização da força do povo também em um aspecto feminino tem ganhado maior espaço — o que culmina até em figuras como Juliette, do BBB. 

“O signo nordestino ainda é muito patriarcal, é o ‘cabra macho’, o cangaço, o resistir, a natureza seca. A mulher, que ainda é vista como um símbolo frágil, ficamos em um ponto periférico nessa estrutura. Mas o feminino sempre esteve na cultura nordestina, no forró. Canções como ‘Feira de Mangaio’, costumam ser citadas como sendo de Sivuca, mas é uma parceria dele com Glorinha Gadelha, sua esposa. ‘Eu só quero um xodó’ é de Dominguinhos com Anastácia, uma figura fundamental do forró. É uma luta diária recriar esse laço e as Januárias e os grupos femininos tem buscado restaurá-la”, afirma. 

PROJETO: O trio “As Januárias” é um grupo feminino de forró criado no ano de 2017 pelas irmãs Mayra Barbosa, Mayara Barbosa e Sidcléa Cavalcanti. A banda surgiu com a proposta de fazer forró com uma formação instrumental diferente da convencional, utilizando violão em vez de sanfona para combinar com a zabumba e o triângulo/agogô. O projeto é formado por mulheres e busca exaltar a força e o protagonismo feminino em um meio ainda predominantemente masculino como o forró, tocando repertório de nomes expoentes como Marinês, Anastácia, Elba Ramalho, Clemilda, Lia de Itamaracá e Selma do Coco. 

Em seu trabalho autoral, o trio mescla influências que vão do forró ao maracatu, com letras que tratam de temas contemporâneos como as conquistas e lutas das mulheres na sociedade. As Januárias buscam fazer forró para o público jovem, mas sem deixar de exaltar a tradição. 

SOCORRO E MAZÉ: A dupla Socorro e Mazé é traduzida por mulheres de vibra que se uniram a levam forró por onde passam. Socorro, paraibana, Mazé, pernambucana, dois estados que tem em sua raiz o autentico forró. Não sabemos se por isso ou se a veia nordestina arretada que instigou a dupla “Socorro & Mazé” desde 1983.

No ano de 1999 se uniram a banda taquaritinguense Naturais do Forró e lançaram um CD juntos. Desde então a carreira vem crescendo e ganhando as mídias e festas da região. Em 2019 foram às homenageadas do São João de Taquaritinga do Norte. Estão sempre se apresentando no Alto do Moura e contratadas para shows na região, sempre muito elogiadas pela critica.

Possuem várias músicas autorais com destaque para: Alto do Moura, Flor de Maracujá, Taquaritinga e Pé de Mulubu e uma homenagem a Luiz Gonzaga. 

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ENCONTRO NACIONAL DE FORROZEIROS E FÓRUM NACIONAL DO FORRÓ OCORREM ATÉ SEXTA (17) NA PARAÍBA


O 4º Encontro Nacional de Forrozeiros e o 3º Fórum Nacional do Forró de Raiz, realizados pela ONG Balaio Nordeste, com apoio do Governo do Estado da Paraíba, seguem até esta sexta-feira (17). A cerimônia de abertura ocorreu na Sala de Concertos do Espaço Cultural, em João Pessoa, no mesmo dia do aniversário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. A atividades começaram segunda (13), Dia Nacional do Forró.

Importante pelas discussões e apresentações culturais que estão na programação, os dois eventos marcam momento histórico para a cultura nordestina e nacional, com anúncio oficial do título de patrimônio imaterial brasileiro ao Forró, ato que culmina uma mobilização de uma década, que uniu entidades culturais, organismos públicos e forrozeiros de todo o país.

O Fórum e o Encontro de Forrozeiros ocorrem até a sexta-feira (17), no Espaço Cultural e na Usina Energisa, e promovem ações integradas onde se reúnem artistas, detentores das matrizes do Forró, dançarinos, produtores culturais, comunicadores, pesquisadores e gestores públicos, que tratam sobre temas de interesse. Além disso, são realizadas mesas de discussão para criação de políticas públicas para salvaguarda, promoção e valorização do Forró tradicional. 

“Todas as atividades presenciais seguem as normas de prevenção ao coronavírus (Covid-19) divulgadas pelos órgãos de saúde, sendo exigido na entrada o cartão de vacinação com as duas doses da vacina aplicadas”, diz a organização.

Músicos de diversos locais farão uma homenagem a Genival Lacerda. Também serão entregues certificados a personalidades, e do Troféu do Encontro Nacional dos Forrozeiros, a próxima cidade sede do Encontro. Além das atrações locais, grupos e artistas de outros países promoverão um grande intercâmbio entre os amantes do forró.

Os eventos nasceram em João Pessoa, com o intuito de proteger, preservar e fomentar o Forró e os seus elementos constituintes tradicionais: os ritmos, as danças, os instrumentos, a formação dos grupos musicais, bem como promover o intercâmbio da comunidade forrozeira e sua cadeia produtiva para debater as condições de produção, circulação e preservação dos ritmos, das danças e das festas que dão forma e sentido a essa expressão cultural identitária da cultura nordestina. 

Serviço: 4º Encontro Nacional de Forrozeiros e 3º Fórum Nacional do Forró de Raiz

Data: 13 a 17 de dezembro de 2021. Local: Espaço Cultural José Lins do Rego – R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho, João Pessoa – PB e na Usina Cultural Energisa – R. João Bernardo de Albuquerque, 243 – Tambiá, João Pessoa – PB

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LUIZ GONZAGA PLANTOU A SANFONA, ESTAMPOU ZABUMBA E TRIANGULO E IMORTALIZOU O REGISTRO DA VOZ

O Nordeste continuaria existindo caso Luiz Gonzaga não tivesse aterrissado por lá há cem anos. Teria a mesma paisagem, os mesmos problemas. Seria o mesmo complexo de gentes e regiões. Comportaria os mesmos cenários de pedras e areias, plantas e rios, mares e florestas, caatingas e sertões. Mas faltaria muito para adornar-lhe a alma. Sem Gonzaga quase seríamos sonâmbulos.

Ele, mais que ninguém, brindou-nos com uma moldura indelével, uma corrente sonora diferente, recheada de suspiros, ritmos coronários, estalidos metálicos. A isso resolveu chamar de BAIÃO.

Gonzaga plantou a sanfona entre nós, estampou a zabumba em nossos corpos, trancafiou-nos dentro de um triângulo e imortalizou-nos no registro de sua voz. Dentro do seu matulão convivemos, bichos e coisas, aves e paisagens. Pela manhã, do seu chapéu, saltaram galos anunciando o dia, sabiás acalentando as horas, acauãs premeditando as tristezas, assuns-pretos assobiando as dores, vens-vens prenunciando amores.

O olhar de Gonzaga furou o ventre de todas as coisas e seres, escaneou suas vísceras, revirou seus mistérios, escrutinou suas entranhas. A mão do homem deslizou pelas teclas sensíveis da concertina, seus dedos pressionaram os pinos, procurando os sons baixos e harmônicos. Os pés do homem organizavam o primeiro passo, sentindo o caminho, testando o equilíbrio. A cabeça erguida, o queixo pra frente, a barriga desforrada e o pulmão vertendo cem mil libras de oxigênio, vibrando as cordas vocais: era Lua nascendo.

O peito de Gonzaga abrigava o canto dolente e retorno dos vaqueiros mortos e a pabulagem dos boiadeiros vivos. As ladainhas e os benditos aninhavam-se por ali buscando eternidade. Viva Luiz Gonzaga do Nascimento, sempre na mira de nossos corações. (Fonte: professor doutor em Ciencia da Literatura Aderaldo Luciano)

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UM SENTIMENTO CHAMADO EXU, PERNAMBUCO E A ROMARIA A TERRA DE LUIZ GONZAGA

"Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. Ou — amigo — é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por quê é que é".

A frase do escritor João Guimarães Rosa me veio a mente nesta manhã, na beira do Rio São Francisco. Hoje quando Luiz Gonzaga completa 109 anos de nascimento. Na tela do celular recebo então um texto, da zabumbeira, apaixonada por Forró e Cultura Gonzagueana, Carolina Monteiro, lá de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco.

 Comerciante e divulgadora do Patrimônio Cultural do Brasil, @carolinadafulo expressa um dos mais belos pensamentos, escreve sobre o sentimento de todos que não perdem a Esperança, a Coragem e a Fé.

A este jornalista Ney Vital, o educador Alemberg Quindins, afirmou que a Chapada do Araripe é sagrada. O motivo deste Estado de Espírito é representado pelo vento/cariri que sopra com saudade do Mar. Alemberg diz que a Chapada do Araripe tem uma influência nesse território desde o período cretáceo. Em torno dela, de um lado tem Luiz Gonzaga, a Pedra do Reino, de Ariano Suassuna e a Missa do Vaqueiro, Padre Cícero, Patativa do Assaré, Espedito Seleiro, toda uma cultura. 

O Cariri é um oásis em pleno sertão. É o solo cultural por conta de toda essa força que vem da geologia, da paleontologia, da cultura. Tudo isto lembrei ao ler o texto que agora você vai ter conhecimento.

Confira texto de Carol Monteiro @carolinadafulo: 

ROMARIA: viagem ou peregrinação religiosa a um santuário; visita à local digno de veneração, de recordação sentimental...Pensei muito nesta palavra e em seu significado enquanto me locomovia a minha visita anual a Exu, Pernambuco e ao ler seus significados e racionalizar meus sentimos, entendi que não seria blasfêmia dizer que todo ano “FAÇO UMA ROMARIA” as terras do rei do baião… explico melhor!

Durante a viagem faço um encontro profundo com Deus e Nossa Senhora, num momento em que me sinto imersa em gratidão  e felicidade por tudo que se passou durante o ano, pela saúde na minha família, pela minhas realizações pessoais e por me permitirem voltar mais um ano ao sertão do Araripe… é uma sensação de paz e alegria tão grande que me sinto cheia do divino… 

Aí chego ao evento e afogada nos FORRÓS puros e verdadeiros de Seu Luiz, que relatam simplicidade da vida no sertão, vejo tão claro como o dia a mão de Deus, todos ali tão felizes entoando músicas que falam da beleza do simples… sinto mais uma vez a presença do Criador…. Então por último, sinto mais uma vez a presença do meu Senhor na minha peregrinação, OS AMIGOS que revejo e que faço a cada ano, pessoas especiais que de alguma forma me trazem algo de bom…

Por esses motivos afirmo que minha ROMARIA ANUAL A EXU, é muito mais que uma viagem de uma forrozeira, para escutar e dançar alguns forrós… é um momento que me encontro e sinto fortemente o amor de Deus por mim!

@carolinadafulo (Carolina Monteiro-empresária)
 
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JOVENS JUAZEIRENSES MANTEM VIVA A TRADIÇÃO DO FORRÓ E SÃO ESPERANÇA DO FUTURO DA CULTURA GONZAGUEANA

Flávio Luiz, Guilherme Lima e André Felipe. A primeira lição que estes jovens receberam é que Luiz Gonzaga é o Rei do Baião. Estes meninos garantem o futuro da "indústria" do baião, xote e forró criada pelo Mestre da Sanfona, Luiz Gonzaga, que nesta segunda-feira, dia 13 dezembro completaria 109 anos de nascimento.

No chiado da sanfona, na batida da zabumba e no zunido do triângulo, esses adolescentes músicos seguem difundido os autênticos ritmos da música brasileira e usam suas vozes ecoam melodias e harmonias que tem a força de transforma a cultura.

Nestes jovens impressiona a paixão pela sanfona, zabumba e triângulo. Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro são as suas referências. A base musical veio através do cantor e compositor Flávio Baião, que através do Espaço Baião Nordeste presta relevante serviço a comunidade juazeirense: a arte de ensinar música.

Flávio cita que uma nova geração de músicos surge a cada dia o forró gonzagueano assim não morre.

Tocar sanfona exige dedicação, afinal o instrumento é complexo, uma sanfona profissional possui cerca de 41 teclas (tocadas com a mão direita, que fazem a melodia da música) e 120 baixos (os botões da esquerda, que ajudam no ritmo e na harmonia).

Este mês é dedicado aos festejos de nascimento de Luiz Gonzaga, 13 dezembro é Dia Nacional do Forró. 

Recentemente o Jornal O Globo destacou a importância da sanfona. Segunda a reportagem Numa cena em que também se destacam Chico Chagas, Bebê Kramer e Toninho Ferraguti, o “sanfoneiro-educador” Marcelo Caldi acredita que ainda há barreiras a serem quebradas:

"Todo mundo tem que conhecer sanfona, a gente precisa passar pelas nossas raízes. A união do erudito com o popular é o que vai salvar a música brasileira".

Para Jeneci, o som da sanfona varia como o sotaque do sanfoneiro, mas com um sentimento em comum:

"É um instrumento com um sopro muito bonito, que ilustra uma certa melancolia. O timbre dele, no nosso imaginário coletivo, tem a ver com saudade. Os lamentos sertanejos, os aboios escancaram isso. Mas, no fundo, tem também deleite, uma satisfação de quem vive a vida todinha", finaliza Marcelo Jeneci.

O forró é um grupo de estilos musicais do qual fazem parte o baião, o xaxado, o chamego, o coco e o xote. Para celebrar a representatividade do ritmo para a cultura brasileira, comemora-se no dia 13 de dezembro o Dia Nacional do Forró. A data foi escolhida por uma razão mais do que justa: é aniversário de Luiz Gonzaga do Nascimento.

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