TRE PRESTA HOMENAGENS COM ENTREGA DA MEDALHA DO MÉRITO ARTÍSTICO E CULTURAL PATATIVA DO ASSARÉ

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) prestou homenagens com a entrega da Medalha do Mérito Artístico e Cultural Patativa do Assaré na terça-feira (13) a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto; o cantor e compositor Belchior (in memoriam); o cantor e compositor Fagner; o cineasta Rosemberg Cariry; o cantor e compositor Luiz Fidelis; o gestor cultural Alemberg Quindins; o artesão Espedito Seleiro; a professora Gina Vidal Marcílio Pompeu; a secretária de Cultura do Ceará, Luísa Cela; o advogado Raimundo Bezerra Falcão; o ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Fernando Cirino Gurgel; o empresário Ivan Rodrigues Bezerra; e o jornalista e escritor João de Lira Cavalcante Neto.

A comenda leva o nome do famoso poeta popular cearense (1909-2002), nascido e falecido na cidade de Assaré, situada na região do Cariri. 

HOMENAGEADOS: 

Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto-Fundada na cidade do Crato, em 1815, por José Lourenço da Silva, conhecido como Aniceto, descendente dos índios cariris, é um tradicional grupo musical brasileiro. Desde sua criação, o legado do conjunto tem sido mantido pelas seguidas gerações de descendentes de Aniceto. O grupo já gravou quatro discos e sua temática musical baseia-se no cotidiano do trabalhador sertanejo. Foi reconhecido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, com o Prêmio Dragão do Mar de Arte e Cultura, em 1998, e pela Presidência da República, em 2007, com a Ordem do Mérito Cultural.

Antônio Carlos Belchior Fontenelle Fernandes-Mais conhecido artisticamente pelo nome de Belchior, nascido na cidade de Sobral, em 1946, foi um famoso cantor, compositor, músico, produtor musical e artista plástico. O artista participou do célebre movimento Pessoal do Ceará, na década de 1970, e é responsável por inúmeros sucessos gravados por ele mesmo, bem como por Elis Regina e outros famosos intérpretes brasileiros. Reconhecido nacionalmente, Belchior faleceu em Santa Cruz do Sul (RS), em 2017.

Raimundo Fagner Cândido Lopes-Fagner, como é conhecido por todo o Brasil, é detentor de longa e bem sucedida carreira musical como cantor e compositor. Assim como Belchior, integrou o Pessoal do Ceará, movimento musical que tornou famosos nacionalmente diversos artistas da terra. Nascido em Orós, em 1949, é também produtor musical e instrumentista. Além de Belchior, tem parcerias musicais com outros importantes compositores, como o também cearense Fausto Nilo.

Antonio Rosemberg de Moura-De Farias Brito, é cineasta, roteirista, documentarista, poeta e escritor. Rosemberg Cariry destaca-se pela valorização das tradições nordestinas, que inspiraram seus filmes, livros e projetos culturais. Formado em Filosofia, fundou a revista Nação Cariri. É autor de documentários sobre figuras como Patativa do Assaré. Coordenou projetos culturais e exerceu o cargo de secretário de Cultura do Crato. Em 2024, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela URCA, em reconhecimento à sua contribuição para a cultura nordestina.

Luiz Fidelis Lopes-Natural de Juazeiro do Norte, é cantor e compositor com mais de 200 músicas gravadas. É conhecido nacionalmente por parcerias musicais e composições que marcam o repertório de bandas de sucesso. Destaque em sua carreira é a relação com Patativa do Assaré, cujos poemas inspiraram canções como “O Boi Zebu e as Formigas” e “Sem Terra”. Fidelis é reconhecido por traduzir em música o cotidiano e a verdade do povo nordestino.

Alemberg Quindins-Gestor cultural, historiador, pesquisador das tradições populares e músico autodidata. Doutor Honoris Causa (URCA) e Notório Saber em Cultura Popular (UFC). Criador da Fundação Casa Grande e idealizador dos projetos Museus Orgânicos e Morada de Conteúdo. Criador e redator dos estatutos da Fundação Memorial Patativa do Assaré e co-responsável pelo projeto de identificação e restauração do prédio. Atuou como consultor da Unicef e é investigador do CEAACP da Universidade de Coimbra.

Espedito Velozo de Carvalho-Espedito Celeiro-Nascido em Arneiroz, no sertão dos Inhamuns, em 1939, Mestre Espedito Seleiro especializou-se na arte de transformar o couro em arte. Para tanto, executa arabescos coloridos que se tornam vestimentas de vaqueiros, como selas, gibões, botas, além de acessórios masculinos e femininos, como bolsas, sandálias, móveis etc. É um artista renomado e sua arte já foi apresentada em exposições, eventos de moda, novelas, filmes, livros, reportagens e pesquisas.

Gina Vidal Marcílio Pompeu-A homenageada é mestra em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora na mesma área do conhecimento, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-doutorado pela Universidade do Havre, na França, e pela Universidade de Lisboa (Portugal). É coordenadora e professora titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Luísa Cela de Arruda Coelho-É cearense, com graduação em Psicologia e mestrado em Saúde da Família, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua, desde 2014, na área das políticas culturais, direitos humanos e cidadania. Foi diretora de Cidadania Cultural do Instituto Dragão do Mar, dirigindo o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). Entre 2019 e 2022, exerceu o cargo de secretária executiva da Cultura do Governo do Estado do Ceará. Atualmente é titular da Secretaria de Cultura do Estado.

Raimundo Bezerra Falcão-Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem mestrado em Direito e Desenvolvimento também por aquela universidade. Foi professor da Faculdade de Direito da UFC. O homenageado foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB/CE) e é membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros, do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional e da Academia Cearense de Retórica, entre outras instituições.

Fernando Cirino Gurgel-Nascido em Fortaleza, em 1952, o homenageado é graduado em Ciências Econômicas pela UFC desde 1976, tendo sido sócio e diretor da tradicional empresa Fundição Cearense, entre 1971 e 1977. Atualmente é diretor-presidente da Durametal S/A, nova denominação daquela empresa. Entre 1980 e 1984, foi presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Ceará (SIMEC). Entre 1987 e 1989, presidiu o Centro Industrial do Ceará (CIC) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), de 1992 a 1999.


Ivan Rodrigues Bezerra

Nascido em Juazeiro do Norte, com formação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o homenageado criou uma das maiores empresas nacionais do setor têxtil – a Têxtil Bezerra de Menezes (TBM). Como líder empresarial, presidiu o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem em Geral do Ceará, durante três mandatos. Ocupou ainda a vice-presidência da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).


João de Lira Cavalcante Neto

Nascido em Fortaleza, em 1963, o jornalista Lira Neto, como é mais conhecido, graduou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Tem doze livros publicados, principalmente biografias de grandes personalidades brasileiras, como o padre Cícero Romão Batista, o escritor Rodolfo Teófilo e os ex-presidentes Getúlio Vargas e Humberto de Alencar Castelo Branco. Seus trabalhos levaram-no a ser premiado quatro vezes com o Prêmio Jabuti de Literatura, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, nos anos de 2007, 2010, 2013 e 2014, sempre na categoria Biografia.

Nenhum comentário

Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário