Presidente da ONG Asa Branca e Conselheiro Cultural solicitam apoio do senador Humberto Costa para revitalizar Museu Luiz Gonzaga

O jornalista Ney Vital, membro do Conselho de Cultura do Parque Aza Branca (Museu Luiz Gonzaga-Exu-Pernambuco), esteve reunido em Petrolina com o senador Humberto Costa (PT) e a vereadora Cristina Costa (PT). Na oportunidade foi solicitado o empenho do senador para destinar uma Emenda para contribuir com a revitalização do Parque Aza Branca e comemoração do Dia Nacional do Sanfoneiro, data festejada no dia 13 de dezembro dia do aniversário de Luiz Gonzaga.

De acordo com Ney Vital, o prazo para apresentação de emendas ao orçamento de é uma opção viável neste momento. "A visita do ex-presidente a Exu, me fez em nome das centenas de associações e grupos de gonzagueanos espalhados pelo Nordeste dialogar e propor ao senador que através da ONG Asa Branca apresente um projeto cultural que poderá ser desenvolvido no Parque Asa Branca que necessita de uma revitalização. Os recursos das emendas ajudariam a reforçar também a implantação e modernização dos equipamentos culturais do Museu.

Ney Vital explica que Exu é proprietário do maior acervo simbólico da vida e da obra de Luiz Gonzaga e o Parque enfrenta uma situação de penúria para manter acesa a memória do músico. Com dificuldades para arcar com as despesas e sem manutenção, o espaço, construído pelo próprio Luiz Gonzaga na terra natal, corre o risco de fechar as portas. .

O presidente da ONG Parque Aza Branca, que desde 2000 administra o equipamento cultural, Junior Parente, disse que toda contribuição é bem vinda. "As únicas fontes de renda do museu, atualmente, são as vendas de ingressos e a comercialização de lembranças aos visitantes.

Uma das principais preocupações do presidente da ONG é a manutenção da estrutura física do parque, que conta com 3,7 hectares e abriga, além do museu dedicado à obra de Luiz Gonzaga, a casa que o músico construiu e morou em seus últimos anos e o mausoléu onde estão depositados os restos mortais dele e da família.

Desde 2009 que o Parque Aza Branca foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Pernambuco pela Fundarpe. A última reforma geral ocorreu no final de 2013, custeada pelo governo estadual.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário