Jornalista Ney Vital recebe Troféu Tributo a Luiz Gonzaga Exu Terra do Rei do Baião

A Semana  Cultural do aniversário de Luiz Gonzaga, em Exu, Pernambuco, teve na noite de quinta-feira 11,  momentos de celebração do rico legado do rei do baião. A programação constou da palestra "Luiz Gonzaga, Exu e Identidade Cultural, do jornalista Ney Vital, no auditório da  Escola Municipal Bárbara de Alencar.

O jornalista foi homenageado com o Troféu Tributo a Gonzagão e certificado conferido "por sua exímia contribuição no fortalecimento da cultura e na construção da história de Exu, terra de Luiz Gonzaga. O prefeito Leo Saraiva e a Secretária de Cultura, Turismo de Exu, realizaram a entrega do prêmio.

Hove apresentação do Projeto Asa Branca que são crianças e jovens que aprendem tocar sanfona.

O jornalista Ney Vital, pós-graduado em Ensino de Comunicação Social(Uneb-UFRN), pesquisador e apresentador do Programa Nas Asas da Asa Branca-Viva Luiz Gonzaga, afirma que na busca obstinada pela essência sertaneja, Luiz Gonzaga encontrou nos arquivos da memória os instrumentos musicais para compor uma orquestração diferenciada, com o sotaque de sua terra, criando o primeiro trio de sanfona, zabumba e triângulo.

"Muito feliz com o troféu. Ganho mais responsabilidade com o trabalho. Agradeço a povo de Exu a homenagem. Luiz Gonzaga sempre será merecedor de toda atenção. Sua influência não pode ser mensurada. É a tradução musical e imagética da própria alma nordestina definitivamente inscrita no cenário brasileiro", explica Ney Vital.

Se fosse vivo, Luiz Gonzaga completaria 102 anos de idade, em 13 de dezembro de 2014.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário