Seu Berto, Fazenda Barão e Faculdade de Agronomia

Eu vi a Morte, a moça Caetana,
com o Manto negro, rubro e amarelo.
Vi o inocente olhar, puro e perverso,
e os dentes de Coral da desumana.
Eu vi o Estrago, o bote, o ardor cruel,
os peitos fascinantes e esquisitos.
Na mão direita, a Cobra cascavel,
e na esquerda a Coral, rubi maldito.
Na fronte, uma coroa e o Gavião.
Nas espáduas, as Asas deslumbrantes
que, rufiando nas pedras do Sertão,
pairavam sobre Urtigas causticantes,
caules de prata, espinhos estrelados
e os cachos do meu Sangue iluminado.

Os versos  acima são de Ariano Suassuna. Sempre que recebo a notícia de um amigo chamado para o "Grande Sertão da Eternidade", me vem ao pensamento.

Hoje recebi a notícia da morte/desencarne/descanso do meu amigo Bartolomeu Venâncio dos Santos, meu amigo "Seu Berto". Lembrei de nossas conversas, lições, também da cachaça, nosso cigarro, sorrisos e rádio de pilha lá na Fazenda Barão.

Divido minha saudade com a viúva Dona Janina, os filhos, César, Sônia, Fátima e Mazarelo. Seu Berto era sogro do sanfoneiro e cantor Flávio Baião.

"Seu Berto" foi aluno da primeira turma de agronomia da Universidade Estadual da Bahia que se formou em 1965. Ao falar da história da Universidade o ex-aluno se emocionava ao lembrar com carinho os momentos vividos em sala de aula, a luta pelo reconhecimento da Instituição e dos colegas então falecidos.

“A Faculdade ela significa tudo para mim. Eu deixava de dormir em casa para estudar com meus amigos à noite. Na época  trabalhava e estudava. Vencemos. A educação nos libertou", contava Seu Berto.

Lembro da alegria dele dizendo que teve a oportunidade de visitar uma exposição de fotos antigas que aconteceu no prédio da Uneb, ao lado do primeiro ônibus da Universidade, conhecido como Belo Antônio pelas turmas de agronomia da década de 1960 e de 1970.

Lembrarei hoje quando os ponteiros anunciarem 18 horas o que diz a Escritura Sagrada: "Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer". A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir".

Boa Viagem meu amigo Seu Berto...Inté qualquer outra hora!
*Ney Vital-jornalista

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Luiz Gonzaga e as curvas da mulher amada

O arquiteto Oscar Niemeyer gostava de falar sobre sua paixão pelo trabalho e pelas obras que construiu pelo país.

Uma das definições mais extraordinárias do amor ao trabalho foi ele dizer que a maior atração era a curva livre e sensual. "A curva que encontro nas montanhas. No curso sinuoso dos sentidos, nas nuvens do céu. No corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo."


"A obra de Gonzaga traz a mulher que cuidava das crianças, na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão, da matriarca da família que exercia o mesmo respeito, a mesma mística que o senhor de engenho e proprietário da terra, mas ao mesmo tempo Gonzaga acompanha o desenvolvimento dessa mulher", explica o cantor e compositor Silvério Pessoa.

Animada para a festa e valente para a peleja. Assim é a mulher nordestina de Luiz Gonzaga, refletida em artistas como Terezinha do Acordeon, que fez de tudo para não deixar sua sanfona. "Meu pai achava estranho e o povo achava mais estranho ainda. Só que depois, eu fui fazer o que toda mocinha faz. Namorar, casar, ter sua família. Eu casei com uma pessoa que não gostava de sanfona. Eu tinha uma casa, marido, filhos e faltava alguma coisa. Meu marido não queria nem ouvir falar em sanfona".

Iolanda Dantas, viúva de Zé Dantas, falecida recentemente, contava que conheceu o Rei do Baião quando ainda namorava Zé Dantas. "Ele fazia, escrevia, se apresentava no programa de rádio e Luiz Gonzaga cantava. [...] A primeira música que ele [Zé Dantas] fez para mim foi a 'Fulô ingrata', assim como 'Sabiá', que ele também fez para mim. Luiz Gonzaga diz que 'Cintura fina' também foi para mim".

Discutindo as músicas de Gonzaga sobre as mulheres, 'Paraíba masculina' não podia ficar de fora. Mulheres que conviveram com Luiz Gonzaga e artistas analisam a música e discutem se a música é ou não machista. "Eu acho que se seu Luiz fosse vivo, não ia cantar mais assim não", acredita a cantora e compositora Bia Marinho.

A mulher presente em obras como 'Samarica parteira', que conta as aventuras para buscar a parteira, traz a tona essa figura que tanto marcou a história nordestina. "A música mostra para a gente esse respeito pela mulher parteira, o respeito por sua ancestralidade", acredita a parteira Suely Carvalho.

Figuras como a vaqueira Maria Soneide mostram a força da mulher. "Eu comecei a amansar jegue com papai, ele me mostrava os caminhos no mato", conta Maria. "Eu acho que pareço um pouco com a Karolina com 'K' e um pouco essa mulher guerreira, batalhadora. Ela tem essa coisa da alegria, da festa, que gosta de se divertir", acredita a pesquisadora Leda Alves.

A partir deste conceito analiso o significado da Mulher no universo sempre apaixonante que encontramos nos versos cantados por Luiz Gonzaga. A música de Luiz Gonzaga cantou o Nordeste/Sertão, de todas as formas, fala de sua força para o trabalho e suas lutas, mas também fala da mulher e sua formas sensuais.

Luiz Gonzaga acariciava a sanfona, dialogava com sanfona/mulher amada...Provocava prazer percorrendo o corpo imaginado sem pressa dos 8 aos 120 baixos, dedos leves em cada nota, acorde,/acordes de tal forma que antes do fim da nota, a mulher preferida,  já se encontre em pleno êxtase...

A música "Morena Cor de Canela constitui um roteiro da mulher bonita e sensual, enumerando suas qualidades e independência, culminando num jogo plurissignificativo.

Vejamos: "Olha o jeito dela, morena cor de canela pode morrer de paixão quem olhar nos olhos dela...corpo esculturado, beleza que Deus Criou
Cabelos anelados, boca cor de jambo
ela vai envenenando qualquer homem que lhe ver
sua cintura bem fininha, afinadinha
vai descendo, enlarguecendo
nos quadris, que tentação
as suas pernas torneadas, tão bonitas
pois qualquer homem fica com ela no coração
sai da janela, caminha requebrando
a gente vai olhando, vai ficando na ilusão...
não faz assim comigo não...

É a pura valorização da mulher. Já em "Vem Morena", Luiz Gonzaga na composição de Zé Dantas dispensa comentários:
"Vem, morena, pros meus braços
Vem, morena, vem dançar
Quero ver tu requebrando
Quero ver tu requebrar
Quero ver tu remexendo
No Resfulego” da sanfona
“Inté” que o sol raiar
Esse teu fungado quente
Bem no pé do meu pescoço
Arrepia o corpo da gente
Faz o “véio” ficar moço
E o coração de repente
Bota o sangue em “arvoroço”

Esse teu suor salgado
É gostoso e tem sabor
Pois o teu corpo suado
Com esse cheiro de “fulô”
Tem um gosto temperado
Dos tempero do amor
Vem, morena, pros meus braços"...
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Sarah Lopes, Valdi Jr e Davi Leandro: vozes de natureza cantantes

"A música é uma harmonia agradável pela honra de Deus e os deleites permissíveis da alma". “A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia". "Música é a linguagem de Deus. Nós músicos estamos o mais perto que os homens podem estar de Deus. Nós damos a luz aos filhos de Deus. Contamos suas preces. Isso é o que os músicos são".

As frases acima são de Bethoveen e Sebastian Bach. Iluminados músicos! Fiquei imaginando suas obras com a lembrança que um dia vi uns discos de vinil dos dois na casa de Luiz Gonzaga, lá na casa do Parque Asa Branca.

Isto me reportou a pensar em Exu, Crato e Bodocó. Lugares onde até o vento, natureza cantam. Lá naqueles pé e alto da serra moram a cantora Sarah Lopes, Valdi Jr e Davi Leandro.

Poderia dizer aqui que Sarah e Davi são filhos do poeta cantador, um dos mais talentosos compositores da música brasileira, o cantor Flávio Leandro. Valdi Jr é filho do compositor Valdir Geraldo, conhecido por "Neguinho do Forró", que trabalhou com Luiz Gonzaga e teve a música “Nessa Estrada da Vida” gravada no disco Danado de Bom, em 1984...

Mas para orgulho dos pais de Sarah, Valdi e Davi, eles, os três tem Luz própria. Tem tutano pra música. Diga-se: música boa que toca o sentimento e alma dos brasileiros.

Sarah Lopes logo cedo em terna idade já cantava em palcos ao lado de nomes como Elba Ramalho. Participou do grupo Zeremita, um projeto de música alternativa criado no cariri cearense, que lhe levou ao Festival de Inverno de Garanhuns. É uma das participantes da festa do Gonzagão, em Exu. Sarah Lopes estuda canto popular no conservatório pernambucano de música, desenvolvendo seus projetos influenciada pela bossa nova, jazz e forró.

Davi Leandro é um estudioso da música e da poesia. Recentemente teve a alegria de "ganhar" o primeiro filho e qual as notas musicais vai lhe inspirar mais ainda a compor e a decifrar os caminhos que levam um filho a não esquecer jamais seu pedaço de terra e soltar a voz para se fazer universal de mala e cuia e oferendar o Deus, os deuses da música.

Com Valdi Júnior a  trajetória não é diferente: a música começou quando ainda era apenas um bebê. Nascido em Exú, terra de Luiz Gonzaga. Valdi Jr cita que a relação com a música vai além do gostar, está no sangue, na pele, no coração. Afinal quando pequeno o pai colocava pra dormir ao som da música Amanhã Eu Vou, na voz de Luiz Gonzaga.

Sarah Lopes, Valdi Jr e Davi Leandro certamente construiram nas brincadeiras de criança as referências e os sonhos de trabalhar com a música.

É por tudo isto que afirmo: ninguém sai impunemente pela leitura, interpretações, tons e dons de Sarah Lopes, Valdi Jr e Davi Leandro...escutá-los é ganhar mais inteligência, engenho e arte. Eles tem a magia da música ancorada na alma.


*Ney Vital-Jornalista. Pós-Graduado em Ensino de Comunicação Social. Pesquisador da música brasileira


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Sobrinho de Luiz Gonzaga fala das andanças com o Rei do Baião

Fausto Luiz Maciel, conhecido por Piloto é filho de Muniz, irmã de Luiz Gonzaga, nascido no Crato,  Ceará, começou a acompanhar Luiz Gonzaga no ano de 1975. Sua primeira gravação com o tio foi no disco Capim Novo, em 1976. Participou de inúmeros trabalhos e viagens do tio como zabumbeiro, motorista e secretário. A partir de 1980 seguiu acompanhando Luiz Gonzaga em todos os seus trabalhos, até o ano de seu falecimento, em 1989. Atualmente mora em Petrolina/PE.

Piloto é irmão de Joquinha Gonzaga, cantor e sanfoneiro.

Conta que conheceu todos os grandes cantores da epoca, citando Jackson do Pandeiro, Ari Lobo, Abdias e Marines.  Tive momentos de muito aprendizado e vi muitos fatos e acontecimentos na carreira do meu tio.  “A gente brigava muito. Eu era perguntador e ele respondão. Com tio Gonzaga não tinha por favor; Era leve isto no Recife, dava o roteiro, de ida e volta. Eu sempre tinha uma resposta na ponta da língua".

Quando ia gravar um dos últimos discos, eu quis viajar logo para o Rio de Janeiro  com ele, que me pediu que ficasse em Exu, quando precisasse, mandava a passagem e eu iria. Avisei que fizesse isto com antecedência, porque não ia às pressas. E foi o que aconteceu. João Silva me ligou dizendo para eu pegar o ônibus que a gravação ia começar tal dia. Estava muito em cima, respondi eu não iria. E não fui”.

Revela hoje que os arroubos faziam parte da idade e uma certa imaturidade e dificuldade de compreender o mal humor do tio. "Mas houve momentos de muitos abraços e declarações de amor. Bons momentos e felicidades".

Motorista e zabumbeiro, Piloto afirma que durante os anos que conviveu com Gonzagão testemunhou “coisas incríveis”; “Ele foi mal assessorado quase a carreira toda. Ele não tinha visão de dinheiro. Às vezes fazia show em clube lotado, e o empresário dizia que deu prejuízo. Quando Gonzaguinha assumiu a carreira dele, tio Gonzaga teve sua fase de profissional. Passou a receber cachê adiantado".

 Piloto revela que até o final da vida Luiz Gonzaga não podia, por exemplo, ver um circo. 'Lembrava sempre quando parava e fazia o show dividindo a renda com o dono, as vezes dava toda renda ao dono, quando o circo estava com muita dificuldade. Uma vez cismou de comprar uma Kombi a álcool, ninguém conseguiu convencer ele sobre as desvantagens, da instabilidade, nada. Quando ele queria, tinha que ser”.
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Missa do Vaqueiro em homenagem ao radialista Carlos Augusto

Foi realizada neste domingo 02,  a 2ª edição da Missa do Vaqueiro do Capim, povoado de Petrolina, Sertão de Pernambuco. O evento foi criado para homenagear o radialista Carlos Augusto Amariz e recebe vaqueiros de várias cidades da região. A programação começou nas primeiras horas da manhã.

Às 6h foi servido o tradicional café da manhã na ponte do Boqueirão. A celebração da Missa do Vaqueiro foi feita pelo padre José Guimarães.
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Encontro Nacional do Forró discutirá expectativas para o potencial da cultura da sanfona

Agentes culturais, artistas, músicos, autores, técnicos, produtores, empresários e pesquisadores do forró terão encontro marcado entre os dias 6 e 8 de abril de 2017, no Encontro Nacional do Forró, em Cruz das Almas, Bahia. O evento irá discutir “Os rumos da forte e rica cultura do forró e de onde viemos, onde estamos e para onde nossa cultura pode caminhar?”. Já confirmaram a participação nomes como os forrozeiros Alcymar Monteiro, Maciel Melo, Zelito Miranda e Sandrinho do Acordeon.

O evento tem como objetivo debater e propor planos e ações voltados para criar maior articulação e impulsionar as vivências entre os produtores da cultura do forró, trazendo pautas de discussão fundamentais para a realidade contemporânea dessa produção artística. O forró é um importante patrimônio cultural imaterial e contribui para o engrandecimento artístico do nordeste.

 “As matrizes do forró têm contribuído há mais de um século para a construção da identidade nordestina e nacional, especialmente no tocante aos seus gêneros, ritmos, modos de dança e saberes enraizados no cotidiano do povo nordestino e de várias comunidades espalhadas pelo Brasil, que tem o forró como marca de vivências coletivas do trabalho e de experiências festivas”, afirmou Paulo Tear, um dos produtores do evento.

A intenção é promover a importância desse trabalho cultural para geração de renda, potencializando o desenvolvimento de cada região por meio da economia criativa, trabalhando com a dinamização de diferentes setores da cultura como música, dança, artes plásticas, artesanato, moda, design, culturas populares, literatura, artes visuais e arte digital. “O momento atual também tem necessidade urgente de diálogo com as políticas públicas nos âmbitos municipal, estadual e federal”, garante Israel Mizrach, presidente da Associação dos Empresários, promotores, produtores artísticos e culturais do Estado da Bahia.

Dentro da programação, o evento promoverá palestras, debates e ações diversas como a realidade contemporânea da produção artística do forró, dificuldades e soluções para o desenvolvimento do mercado cultural e dos seus empreendimentos, a comunidade forrozeira e suas responsabilidades no desenvolvimento de projetos que envolvam colaboração com cidades, o papel do Estado no fomento à economia da cultura, o crescimento do forró nos grandes centros urbanos e a massificação das bandas de pseudo forró na mídia, além de ações de proteção a fim de que o forró permaneça vivo para as gerações futuras.
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Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga. Neto de Januário, 65 anos

João Januário Maciel é hoje um dos poucos descendentes vivo da família Dos nove filhos de Santana e Januário, todos eles, ja morreram. Joquinha é o sobrinho de Luiz Gonzaga e neto de Januário. Joquinha Gonzaga, nasceu no dia 01 de abril de 1952, filho de Raimunda Januário (Dona Muniz, segunda irmã de Luiz Gonzaga) e João Francisco Maciel.

Joquinha Gonzaga é o mais legítimo representante da arte de Luiz Gonzaga. Mora em Exu, Pernambuco.  "Sempre estou contando histórias, músicas de meu tio, músicas minhas, dos meus colegas. Não fujo da minha tradição, das minhas características, que é o forró, o xote, o baião. Eu procuro sempre dar uma satisfação ao público que tem uma admiração à minha família, Luiz Gonzaga, Zé Gonzaga, Severino, Chiquinha, Daniel Gonzaga, Gonzaguinha. Meu estilo musical não pode ser diferente. É gonzagueano", diz Joquinha.

Joquinha é o nome artístico dado pelo Rei do Baião. Joquinha é filho de Muniz, segundo Luiz Gonzaga irmã que herdou o dom de rezar muito.

Joquinha aos 12 anos ganhou uma sanfona de oito baixos, o famoso pé de bode. Foram mais de 30 anos viajando ao lado do Tio.

O sanfoneiro conta que quando completou 23 anos, começou a viajar com Luiz Gonzaga e foi aprendendo, conhecendo o Brasil inteiro. "Ele não só me incentivou, como também me educou como homem. Era uma pessoa muito exigente, gostava muito de cobrar da gente pelo bom comportamento. Sempre procurando ensinar o caminho certo. Tudo que ele aprendeu foi com o mundo e assim eu fui aprendendo", revela Joquinha.

Luiz Gonzaga declarou em público que Joquinha é o seguidor cultural da Família Gonzaga. O primeiro LP-disco Joquinha Gonzaga gravou foi -Forró Cheiro e Chamego. Gravou com Luiz Gonzaga "Dá licença prá mais um".

Em 1998 Joquinha Gonzaga participou da homenagem "Tributo a Luiz Gonzaga", em Nova York, no Lincoln Center Festival.
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